A Divisão de Apoio ao Desenvolvimento (DADES) da PRODAM considerou positiva a oficina de estimativa de recursos realizada no dia 29 de janeiro, no auditório do Centro Administrativo. De acordo com o chefe da DADES, Renato Borges, a participação dos colaboradores ultrapassou as expectativas dos organizadores do treinamento. Ao todo, 67 colaboradores participaram da capacitação.
“A oficina foi um sucesso, principalmente em função da grande adesão de colaboradores interessados em debater o assunto e compartilhar o seu conhecimento”, disse Renato.
Voltado exclusivamente para o público interno, o evento teve como objetivo nivelar o conhecimento a respeito da elaboração de estimativa de recursos (E.R.), trabalho que identifica e prevê o total de horas necessárias para a execução de cada projeto e dos recursos humanos que devem ser alocados.
O treinamento foi ministrado pelo colaborador Lelson Lopes, líder em Gestão de Projetos de Desenvolvimento; e também pelo chefe da DADES Renato Borges. Durante a capacitação, os participantes conheceram alguns exemplos práticos de E.R e sua utilização em todo processo de contratação de serviço junto a PRODAM.
Foi passado também um “dever de casa” para os participantes, para que eles elaborem uma E.R, cujo resultado poderá se avaliado a partir do dia 08 de fevereiro.
Confira a seguir o depoimento de alguns dos participantes:
Stones da Costa Junior, Analista de Sistemas (SPEDU): “O conhecimento adquirido no curso vai ser muito útil para que possamos descrever com detalhes o produto que estamos vendendo e o compromisso que estamos assumindo com o cliente. Essa oficina também mudou um pouco o paradigma do treinamento com a inclusão de exercícios práticos. Assim, poderemos aplicar o que aprendemos na oficina”.
Delcio Canuto, Analista de Negócios (DPRON): “O que eu achei interessante na oficina é que foi possível analisar tanto a necessidade da área comercial em receber uma estimativa bem elaborada quanto a necessidade que a área do desenvolvimento tem nessa elaboração. O treinamento, então, aproximou essas duas áreas, ampliou a visão, tudo isso para que possamos melhorar o atendimento final ao cliente. Seria interessante que oficinas como essas fossem realizadas periodicamente, alinhando essas diferentes áreas”.
Por Andreia Nunes
ASCOM