Prodam celebra acordo de cooperação com a Agência Americana de Desenvolvimento

Investimento de 500 mil dólares prevê melhoria no parque tecnológico do Amazonas

foto 2

Nesta segunda-feira (25) a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), órgão do Governo do Estado, e a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) celebraram acordo de cooperação técnica.  O objetivo do acordo é possibilitar a modernização do parque tecnológico do Amazonas.

Participaram da reunião o secretário executivo estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Ronney César Campos Peixoto, o cônsul comercial do Governo dos Estados Unidos, Steve Konde, o representante da USTDA no Brasil, Rodrigo Mota, o diretor técnico Alexandre Guimarães, a diretora administrativo-financeira, Léa Macedo e o diretor-presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva.

O acordo estabelece um financiamento a fundo perdido do governo americano de 500 mil dólares, que será investido na elaboração de um projeto de viabilidade técnica para a construção de um novo parque computacional. O cônsul comercial do Governo dos Estados Unidos, Steve Konde, explica que a empresa contratada para fazer a consultoria irá elaborar um estudo de viabilidade, assim como um plano de implementação para um novo datacenter no estado. “Os consultores também irão avaliar e estabelecer um plano que contribuirá com os esforços da Prodam, em garantir que sistemas de Tecnologia da Informação (TI) sejam adotados de forma complementar e ininterrupta, reduzindo dessa forma perdas e consumo excessivo de energia”, afirmou Konde.

“Além do excelente e contínuo relacionamento entre a Prodam e a USTDA, os consultores da nossa agência avaliaram o potencial do projeto, previamente, aprovando a iniciativa e dando subsídios técnicos para seguirmos adiante”, informou o cônsul, sobre a escolha da empresa para integrar a parceira.

Para o diretor presidente da Prodam, Tiago Monteiro de Paiva, o projeto marca o início de um trabalho de planejamento estratégico. “É preciso preparar o Amazonas para se beneficiar das novas tecnologias, construindo a infraestrutura de telecomunicações e processamento de dados necessários”, ressaltou.

Ainda segundo Paiva, o amazonense será o principal beneficiado com este projeto. “Quando melhoramos a infraestrutura tecnológica, imediatamente o cidadão perceberá os resultados. A qualidade dos serviços públicos melhora e é isso que almejamos”, avalia.

O próximo passo da parceria é a USTDA abrir concorrência. Assim, a Prodam pode começar as tratativas para a seleção da empresa que será responsável pela execução do projeto. A empresa vencedora seguirá um cronograma estabelecido pelas duas instituições, para realizar a consultoria. O relatório com as recomendações e especificações técnicas será entregue à Prodam como subsídio à elaboração de projetos para expansão da infraestrutura tecnológica do Estado. Através dessa parceria, a USTDA pretende disseminar produtos e serviços americanos relacionados ao projeto.

“O investimento da USTDA é um importante incremento para o desenvolvimento da tecnologia no Amazonas, além de reforçar e estreitar o relacionamento comercial entre a Prodam e o governo americano”, afirma Paiva.

Também estavam presentes na cerimônia de assinatura do acordo o gerente financeiro José Maria Pinto, o gerente de relacionamento com o cliente, Antônio Cesár, o assessor da presidência Antônio Farias e o gerente de tecnologia da PRODAM, Salim David e o membro do Conselho de Administração da PRODAM, Ézio Lacerda.

Sobre a USTDA – A USTDA é uma agência independente, de apoio ao governo americano. Ela garante recursos para a elaboração de projetos que promovam o desenvolvimento de modernas infraestruturas. Faz parte de sua missão a criação de parcerias com a finalidade de fomentar a sustentabilidade e o crescimento econômico. Neste contexto, a agência financia várias formas de assistência técnica, estudos de viabilidade, visitas técnicas e workshops em países em desenvolvimento, dando ênfase a setores da economia que possam usar produtos e serviços de origem americana.  A USTDA já apoiou mais de 150 atividades no Brasil, em diversos setores. Nessa área, a maior parte das atividades é no âmbito estadual.

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM recebe visita do prefeito de Maués
Próximo artigo
PRODAM comemora 44 anos

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo