PRODAM apresenta balanço dos atendimentos realizados durante o período de matrícula nas redes estadual e municipal

A empresa Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), do Governo do Estado, apresentou o balanço dos atendimentos realizados pelo Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM) durante o período de matrículas da rede estadual e municipal de educação. A PRODAM, que gerencia o sistema, informa que o processo ocorreu sem registro de panes e que 192.541 atendimentos, em todos os munícipios do Amazonas, foram realizados.

Infografico-Matriculas-2015
Infográfico apresenta dados sobre o processo de matrícula de 2015

Em 2013 o SIGEAM passou a funcionar de maneira integrada na realização das matrículas das secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed). Essa integração refletiu na diminuição do números de atendimentos realizados este ano, conforme explica o diretor presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva, “em 2014 foram realizados 217.808 atendimentos, essa diminuição já era esperada, uma vez que com as redes estaduais e municipais de educação integradas o processo de matrícula se torna mais eficiente”. Os atendimentos são realizados apenas para alunos que estão ingressando no ensino público, ou que estavam parados e querem voltar a estudar, além das dos estudantes que optaram por trocar de escola em 2015.

O processo de realização das matrículas é complexo e envolve diversos setores da PRODAM, como destaca o presidente da empresa. “Nosso objetivo é garantir que mais de 1.300 pontos de matrícula funcionem em tempo real em todo o Amazonas, é mais que um trabalho, é uma missão complexa que exige da nossa equipe comprometimento e experiência para superar todos os desafios”, afirma. 

Melhorias

Desde 2013,quem busca vagas nas escolas da rede estadual e municipal tem a opção de ser atendido pela internet (www.matriculas.am.gov.br) ou de forma presencial. Pela internet, este ano, foram realizados 11.793 atendimentos e no presencial 180.748. Segundo o líder de manutenção de sistemas de Educação da PRODAM, Aquiles Ventilari, a parceria entre a Seduc e Semed está fazendo com que menos pessoas procurem o atendimento presencial, na hora da matrícula. Nessa modalidade, em 2014, foram 203.708 atendimentos.

Para atender a demanda deste ano, o site de matrículas da rede pública recebeu um servidor mais potente e de uso exclusivo. Além disso, foi implementado no site a busca de vagas por bairro. Com isso, o processo de reserva de vaga tornou-se ainda mais simples. “O planejamento foi feito para que o sistema respondesse rapidamente a todas as requisições”, disse Aquiles.

Integração

Segundo o gerente de Tecnologia da empresa, Salim Silva David, o resultado do processo de matrícula em 2015 se deve ao planejamento e integração dos setores de tecnologia, produção e desenvolvimento da PRODAM. “Desde 2014, a empresa tem trabalhado para melhorar o sistema, garantindo tranquilidade aos usuários”, disse ele.

Além do trabalho integrado entre os setores, o gerente de Tecnologia acredita que o investimento na estrutura da empresa foi essencial para atender a demanda do serviço de matrículas. “Foram adquiridas novas tecnologias, que permitiram ao sistema funcionar sem problemas, durante todo o período de matrícula”, acrescentou.

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Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

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