PRODAM cria recurso para verificar a autenticidade de certificados da rede estadual de ensino do Amazonas

O serviço é gratuito e está disponível para qualquer cidadão acessar através do site da Seduc-AM
O serviço é gratuito e está disponível para qualquer cidadão acessar através do site da Seduc-AM

A Empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), acaba de disponibilizar um serviço gratuito à população que deseja verificar a autenticidade de certificados expedidos pela rede estadual de ensino do Amazonas. Para acessar, basta visitar o site http://certificado.seduc.am.gov.br/ e informar os seguintes dados: nome completo do estudante, data de nascimento, grau de escolaridade, ano de término dos estudos e nome da escola e do município onde concluiu o ensino.

Este projeto pioneiro surgiu da necessidade do Ministério Público Federal e demais interessados em consultar de forma ágil a autenticidade dos certificados de conclusão de ensino visando minimizar as constantes fraudes deste tipo de documento.

Segundo o gerente de monitoramento e auditoria escolar da Seduc-AM, Thiago Lima, a implantação do portal traz transparência às informações emitidas pela secretaria, além de economia de gastos e de tempo, já que este serviço era realizado através de atendimento presencial. “A verificação de autenticidade de certificados é um serviço bastante demandado por instituições empregatícias e empresas ao realizar o recrutamento de profissionais”, informou. Atualmente, o portal possui mais de 350 mil certificados emitidos desde 2005.

A analista de sistemas da PRODAM e responsável pelo projeto, Gisely Rebouças, explica que os certificados estão disponíveis graças ao Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM), criado e implantado pela PRODAM em 2004. “O sistema é responsável pelo gerenciamento em tempo real de informações de ordem administrativa de todas as unidades de ensino”, informou.

No portal, qualquer cidadão poderá atestar a autenticidade de até 13 tipos de certificados que são expedidos pela Seduc-AM, tanto da capital quanto do interior do Estado, “entre eles os de conclusão de ensino fundamental e médio regular, Supletivo e os de Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, disse Gisely.

De acordo com a Seduc, nos casos em que a autenticidade do documento em análise não for apontada mediante confirmação nos registros do órgão, o caso pode ser reportado à Gerência de Monitoramento e Auditoria Escolar da Secretaria, que fornecerá maiores instruções por meio dos telefones 3614-2243 e 3614-2245.

Compartilhar
Artigo anterior
Aos 45 anos, PRODAM consolida vanguarda tecnológica com novo Datacenter
Próximo artigo
Festival Folclórico de Parintins conta com apoio tecnológico da PRODAM

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo