Aplicativo desenvolvido por colaboradora da PRODAM vence competição nacional

01juO aplicativo Minha Escola foi o grande vencedor do “Desafio de Aplicativos Cívicos: Controle Social Digital 2016”, um concurso nacional voltado aos desenvolvedores de tecnologias móveis. Criado pela programadora  da Prodam Juliane Silva, a ferramenta tem como objetivo facilitar a troca de conhecimento entre alunos da mesma série ou escola. Também participaram da criação do app, o programador Eduardo Breno da Costa Freitas e o designer Michell Carvalho de Matos. Nesta quinta-feira (15), Juliane irá representar a equipe em Brasília (DF) na cerimônia de premiação que contará com a participação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz.

O desafio patrocinado pelo TCU, contou com 47 equipes, com representantes de todo o país e tinha como objetivo o desenvolvimento de aplicativos mais sofisticados, de maior impacto e sustentáveis. A competição durou dois meses e a iniciativa vencedora levou para casa R$ 25 mil reais.

02 juOs aplicativos desenvolvidos durante a competição utilizam o sistema de crowdsourcing, que é abastecido pelos usuários e cria uma compilação de dados. As informações coletadas com a participação da sociedade serão usadas para gerar conteúdo e auxiliar os órgãos de controle externo e o próprio Estado a criar políticas públicas mais efetivas.

A programadora Juliane dos Santos explica que o aplicativo, já disponível na loja Google Play, funciona como uma rede social educativa, onde alunos podem tirar dúvidas das disciplinas vistas em sala de aula. Através da ferramenta, é possível o estudante visualizar e responder dúvidas dos colegas de classe, além de permitir que ele possa opinar sobre a escola que estuda.

A ideia do aplicativo surgiu devido aos alunos, em meio a tantos conteúdos escolares, deixarem passar em branco o esclarecimento de algumas dúvidas. Muitas vezes, por vergonha de expressar em voz alta, eles levam seus questionamentos para casa e acabam ficando com os estudos prejudicados.

03 juJuliane também faz parte do grupo vencedor da primeira Hackathon da PRODAM, competição realizada em março deste ano, que desenvolveu o aplicativo Pega Mosquito, um game interativo no qual o usuário cumpre tarefas para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

 

 

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM desenvolve aplicativo Matrículas Amazonas
Próximo artigo
No Dia Mundial de Luta Contra AIDS, Governo do Estado lança aplicativo com orientações sobre a doença para os jovens

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo