Amazonas na Palma da Mão

Diretor Presidente da PRODAM, Márcio Lira anuncia o lançamento do Amazonas na Palma da Mão

O governador David Almeida lançou nesta terça-feira, 12 de setembro, o aplicativo Amazonas na Palma da Mão, que já pode ser baixado em smartphones e tablets. Desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), nesta primeira fase do projeto, já estão disponíveis os serviços da área de trânsito e educação, além de notícias com foco na prestação de serviços. E, em breve, o aplicativo, segundo o governador, disponibilizará o acesso, via celular, a serviços de outras áreas do Governo, como segurança, saúde, produção rural, além do agendamento de serviços.

 “Nós estamos colocando à disposição da população, através desse aplicativo, a tecnologia aliada com a administração pública. Os pais vão saber da frequência dos seus filhos, as notas, o desempenho dos seus filhos. Aquele cidadão que precisa saber informações da sua carteira de habilitação, o seu carro com o IPVA e, posteriormente, nós vamos passar todos os serviços do Estado para este aplicativo, como os serviços do Ipaam, produção rural, nós temos também a Defesa Civil, a Amazonprev e a própria saúde”, explicou.

 Para ter acesso, o cidadão deve baixar o “App” direto da loja de aplicativos do seu celular. Nesta primeira semana, o aplicativo está disponível para usuários do Google Play (Android) e, posteriormente, em até uma semana, segundo o diretor-presidente da Prodam, Márcio Lira, para usuários da App Store (iOS).

 “O principal disso tudo é que é um cidadão com um único cadastro vai ter acesso a todos serviços da plataforma. O cidadão é chamado de motorista, de passageiro, de gerente, aluno, pai, mas ele é sempre um cidadão, é sempre uma pessoa que quer acessar os serviços públicos. E a entrega desses serviços utilizando uma tecnologia simples e barata dá uma solução eficaz para o cidadão. Com esse aplicativo o cidadão de maneira simples, vai ter os serviços disponíveis na palma da mão”, destacou.

 Nesta primeira versão, do Amazonas na Palma da Mão estão disponíveis os serviços de educação: consultas ao boletim escolar, histórico escolar e quadro de horário; e os serviços de trânsito: consulta de infrações de veículos, consulta da situação do veículo e consulta da pontuação da CNH. Também já está disponível uma área destinada exclusivamente às notícias sobre a administração pública estadual e campanhas institucionais, como por exemplo, campanha de vacinação.

 Os serviços disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) podem ser acessados, também, na versão do Amazonas na Palma da Mão.

 “Hoje todos os serviços do Detran já estão disponíveis no nosso site e também estarão disponíveis no aplicativo e poderão ser acessados direto do celular. Nós já estamos organizando com a Prodam para em breve transferirmos todos os serviços. Inicialmente, o cidadão já pode consultar a pontuação e a situação do veículo e marcar agendamentos. O objetivo é facilitar a vida das pessoas e dos cidadãos”, destacou o diretor-presidente do Detran-Am, Leonel Feitosa.

 Modelo – O aplicativo, antes mesmo de ser lançado, segundo o governador David Almeida, já se tornou modelo e chamou a atenção de outros países. “É tão importante o que estamos fazendo aqui que três países já solicitaram essa tecnologia, essa plataforma: Estados Unidos, México e uma Universidade da Inglaterra. Quatro estados do Brasil já fizeram contato para que tenham acesso a esta plataforma de informação. E isso se faz com serviço público e gestão pública”, destacou o governador.

 Novos serviços – Nos próximos três meses, será disponibilizado no aplicativo Amazonas na Palma da Mão, o Diário Digital Eletrônico, solução que permite aos professores fazer o registro da frequência e o lançamento de notas dos alunos. “Assim que o Diário Digital for disponibilizado, o aplicativo vai enviar notificações informando aos pais e responsáveis se o aluno está em sala de aula”, disse o presidente da Prodam.

 Também estarão disponíveis ainda este ano o agendamento de serviços da área de trânsito (como a emissão da carteira de motorista) e os resultados dos exames de direção. Para 2018 estão previstos a emissão do boletim de ocorrência e o pagamento de taxas e multas do Detran, entre outros serviços.

Compartilhar
Artigo anterior
Estudantes do Summer Internship da Vetor Brasil fazem estágio na PRODAM
Próximo artigo
Parceria inédita entre PRODAM e INSS trará plataforma digital do órgão para a Empresa

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo