Serviço da PRODAM melhora a vida dos moradores do Iranduba

Imagem2“Se pagamos por 10 Megas de internet, recebemos esses 10 Megas. A fibra ótica foi uma novidade que melhorou em 100% minha vida, cumprindo todas as minhas necessidades e facilitando minha rotina de trabalho”, disse o irandubense David Cabral, 20, sobre o uso da internet em Iranduba. Uma realidade que só se tornou possível com os esforços da PRODAM em levar internet de qualidade para o interior, por meio de parcerias com os pequenos provedores.

No Diário PRODAM de hoje, mostraremos os pontos de vista de David e outra moradora de Iranduba sobre a vida antes e depois da disponibilização do serviço de internet banda larga levado para o município.

De casa para o trabalho

David tem um dia-a-dia bem agitado. De manhã ele trabalha em uma concessionária de motos em Iranduba, à tarde ele cruza a ponte em direção a uma faculdade em Manaus, onde cursa Direito, e à noite costuma estudar, fazer exercícios ou assistir séries. Antes do fornecimento da internet banda larga, as atividades realizadas em casa eram bastante complicadas. Em razão da falta de torres que distribuíssem internet na cidade a internet provida anteriormente apresentava inúmeros problemas e gerava frustração, além de não compensar o seu pagamento. David 1

Depois de aprovar o serviço de internet da AXES que contratou para sua casa, o estudante sugeriu o investimento para o local de trabalho. A rotina na concessionária já estava exigindo internet de qualidade. Algumas atividades eram realizadas manualmente, enquanto os contratos e informações eram colocados em um envelope e levados à central na capital.

“Para resolver os problemas e fechar contratos era necessário mandar para Manaus e ainda pagar por um meio de transporte pra atravessar a ponte. Além de toda essa dificuldade, qualquer coisa tinha que ser resolvida pelo telefone. Hoje, sem sair daqui, ajudamos os clientes que não tem acesso à internet. Meu trabalho melhorou 100% e, em casa, as séries estão em dia”, brincou David.

As Torres de Internet

Dalila Gomes, gerente da AXES, provedora parceira da PRODAM em Iranduba, explicou que as torres de internet estão presentes nas principais avenidas de Iranduba, assim, roteando uma melhor banda larga. Nos bairros mais distantes do município os clientes são atendidos na tecnologia rádio, que funciona mesmo tendo uma qualidade menor, por conta da distância.

 “Temos quatro torres em Iranduba, o sinal capta dessas torres trazendo uma qualidade melhor. Antes elas só existiam distantes da cidade, sendo grande a distância da torre, então o sinal era terrível”, disse Dalila.

Empregabilidade e Impactos na Educação

Além de ter possibilitado um maior uso de aparelhos tecnológicos, funcionando com uma internet de qualidade, o trabalho da PRODAM em oferecer internet ao município, também, resultou em oportunidades de emprego. Cerca de 20 irandubenses foram contratados para trabalhar na AXES, seja como técnicos ou administrativos, gerando rentabilidade para o município por meio de vagas ofertadas.

Flávia 2Carla Maciel, 36, é auxiliar administrativo-financeiro da Axes, em Iranduba. Desde junho na empresa, ela, que mora na cidade há mais de 10 anos, viu sua vida ser transformada por conta da facilidade que o acesso à internet trouxe para sua vida.

“Eu não tinha internet em casa, pois já conhecia a insatisfação de amigos e conhecidos e, também, sobre os problemas de sinal da cidade”. Depois de começar a trabalhar na empresa e conhecer o serviço, ela solicitou o sistema de banda larga para sua casa.

A mudança favoreceu na hora de pagar contas, checar informações pessoais e, principalmente na hora dos estudos com sua filha, de 17 anos. “Antes eu tinha uma enorme dificuldade em ajudá-la na escola. Hoje está bem melhor, com a agilidade da internet posso, ainda, me comunicar com meus irmãos, que moram em outras cidades”, ressaltou.

Compartilhar
Artigo anterior
Fábio Naveca é o novo diretor presidente da PRODAM
Próximo artigo
Alunos do IFAM de Maués e Coari visitam a PRODAM

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo