Informatização na área do trânsito chega ao interior do AM

Centros de formação de condutores (CFCs) dos municípios de Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Rio Preto da Eva já estão utilizando a frequência biométrica nas atividades necessárias para a emissão da Carteira Nacional Habilitação.

Com a informatização, os municípios terão maior controle da frequência de cursos práticos e teóricos da formação de condutores, conforme explica o diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva. “Antes da implantação da biometria, o controle nos centros de formação era realizado manualmente. A partir de agora, a frequência, as faltas e os atrasos dos alunos e dos instrutores serão registrados por meio da biometria, garantido mais eficiência e evitando possíveis fraudes”, explicou.

Além da implantação da biometria, esses centros de formação de condutores estarão integrados com os sistemas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Para o diretor do Detran,  Rodrigo de Sá, a informatização irá descentralizar os serviços do órgão.

“Aquilo que demorava duas semanas num controle manual de lista de presença, agora vai demorar apenas três dias. Ou seja, o processo de formação e de obtenção da CNH será abreviado. Ao final de todo o processo, passando na prova teórica de legislação e nas provas práticas, o usuário receberá também a CNH na própria autoescola desses municípios”, afirmou Rodrigo Sá.

Treinamento –  Representantes dos centros de rmação de condutores passaram por treinamento na Prodam, em fevereiro deste ano

Para habilitar os CFCs no uso dos sistemas de trânsito, a Prodam realizou treinamento com os representantes dos municípios de Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Rio Preto da Eva. O treinamento aconteceu no dia 5 de fevereiro, na sede da PRODAM, e foi ministrado conforme a Portaria 4095/2018, que estabelece as diretrizes para o processo da primeira habilitação, adição, mudança de categoria e entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelos centros de formação de condutores.

Cooperação Técnica – Para legalizar o uso da biometria e a integração tecnológica, o Detran e os centros de formação de condutores assinaram, no dia 28 de março, termos de cooperação técnica, para que os CFCs desses municípios passem a utilizar a frequência biométrica nas aulas teóricas e práticas.

Além disso, quase todo o processo para a emissão do CNH será feito pelo centro de formação, tendo em vista que agora eles possuem autonomia para o cadastro de dados pessoais na base do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), conforme regulamenta a Portaria 4095/2018. O usuário terá que se deslocar ao Detran-AM apenas para o cadastro biométrico e captura de imagens para o banco de dados da autarquia.

 

Compartilhar
Artigo anterior
Com tecnologia da Prodam, Detran -AM disponibiliza "Pagamento Itinerante" em blitz de fiscalização
Próximo artigo
PRODAM recebe alunos do Cetam em primeira visita técnica do ano

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo