Já está publicada no site da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A – Prodam a Carta de Serviços ao Cidadão. O documento é obrigatório a todos os órgãos públicos e tem o objetivo de informar aos cidadãos quais os serviços prestados pela Prodam e como acessar e obter esses serviços, além de apresentar quais são os compromissos e os padrões de atendimento da Empresa.
Segundo o controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, a publicação das “cartas” pelos órgãos da administração pública estadual “é uma das maneiras que o Governo encontrou de priorizar a população, não apenas facilitando o acesso, mas, também, garantindo rapidez no atendimento. É compromisso aliado com transparência”, afirma.
Para Afonso Fonseca, gerente de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos da Prodam, a publicação e divulgação do documento é um atestado do compromisso da Prodam com a transparência e com qualidade dos serviços que executa.
A Carta de Serviços ao Cidadão da Prodam está estruturada em sete tópicos. Nos três primeiros é realizada uma apresentação da Empresa, com destaque para a missão, visão e valores. Em seguida, são apresentados todos os serviços prestados pela Prodam.
O quinto e o sexto tópicos abordam os canais e as formas de atendimento. São apresentados os quatro canais de atendimento virtuais da Prodam: Fale Conosco (dúvidas); e-OUV (manifestações de ouvidoria: solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios); e-SIC (solicitações de acesso à informação); e SAC-P (solicitação de serviços). Mas, caso o usuário prefira o atendimento presencial, também há informações de como chegar até a sede da Empresa.
O último tópico deixa explícitos os compromissos de atendimento da Prodam. “É uma espécie de acordo que a Prodam faz com os cidadãos e que incluem cláusulas como atender aos clientes/usuários dos serviços com respeito, urbanidade e cortesia”, explica Afonso Fonseca.