Investimentos em tecnologia realizados antes da pandemia do Covid-19 garantem serviços essenciais do Estado

Em meio à pandemia do Covid-19, a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) anuncia o recebimento de novos recursos tecnológicos que vão garantir um upgrade de 60,5% nos recursos de disco físico, disco lógico, memória, CPU e servidores do seu datacenter.

 

A aquisição desses equipamentos foi planejada no final do ano passado, mas só agora os recursos estão disponíveis para uso.  Para o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, o upgrade veio em boa hora e será essencial para a oferta de serviços públicos durante a pandemia do novo coronavírus.

 

“É natural, na nossa área de atuação, planejarmos o aumento progressivo dos nossos recursos tecnológicos. Com as últimas aquisições, vamos poder atender a todas as demandas do Estado, especialmente aquelas que dizem respeito ao combate ao Covid-19”, explicou João Guilherme.

 

Transformação Digital – Os novos equipamentos fazem parte do projeto de Transformação Digital que o Governo do Amazonas vem empreendendo desde o início de 2019. “Neste momento, em que o Governo do Estado determinou quarentena no estado, é muito importante que o cidadão possa acessar serviços essenciais sem sair de casa. E isso já está funcionando, basta ver os atendimentos que estão sendo realizados pelo Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito), de forma totalmente on-line”.

 

Outros serviços digitais já estão em fase avançada de desenvolvimento estarão disponíveis em breve. É o caso do projeto de Repositório Arquivístico Confiável do Governo do Estado do Amazonas.

 

“Esse projeto prevê o desenvolvimento de uma solução tecnológica que possibilite o  tratamento arquivístico de documentos públicos, visando auxiliar a recuperação, avaliação, classificação, proteção, preservação, guarda e digitalização de documentos permanente de todos os órgãos estaduais. Todo esse material ficará armazenado no Datacenter da Prodam”, informa João Guilherme.

 

Serviços – A Prodam tem à disposição de seus clientes um datacenter consolidado, robusto, altamente escalável e protegido contra ataques, intempéries e instabilidades elétricas. Também oferece a opção de cloud conhecida como Nuvem Prodam, uma solução mais econômica, mas que garante a confiabilidade, a integridade e disponibilidade dos dados armazenados.

 

Atualmente, além dos órgãos estaduais, como Detran-AM, Secretaria de Educação e Desporto e SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública), empresas privadas utilizam o datacenter da Prodam, caso da varejista TV Lar.

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam): Isabela Catarino (99127-4672 e isabela@prodam.am.gov.br).

Compartilhar
Artigo anterior
Prodam provê tecnologia para transmissão ao vivo das celebrações da Semana Santa
Próximo artigo
Governo do Amazonas disponibiliza informações oficiais sobre coronavírus em hotsite

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo