Descubra os benefícios do uso do certificado digital para órgãos públicos

O certificado digital é uma importante ferramenta rumo à desburocratização dos órgãos públicos.  O uso dessa tecnologia na administração pública tem proporcionado mais segurança, eficiência e transparência nas tramitações de processos administrativos.

Na prática, o certificado digital serve como uma identidade virtual para pessoas físicas ou jurídicas garantindo a autenticidade e a segurança nas transações e comunicações on-line.

Se você precisa de mais informações sobre como os certificados digitais são utilizados em órgão públicos, siga na leitura deste artigo. Abordaremos a seguir os seguintes tópicos:

  1. Como o certificado digital pode facilitar a rotina nos órgãos públicos?
  2. Exemplos de uso do certificado digital em órgãos públicos 

1. COMO O CERTIFICADO DIGITAL PODE FACILITAR A ROTINA NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS?

O uso dessa tecnologia na esfera pública proporciona benefícios tanto para os órgãos municipais, estudais e federais quanto para os cidadãos que buscam os serviços do governo. 

O certificado digital facilita a descentralização de serviços públicos, permitindo que eles sejam acessados a partir da internet, por meio da autenticação dos usuários garantida pelo certificado. Logo, essa é uma tecnologia que pode beneficiar inúmeros órgãos.

O certificado digital oferece o suporte necessário para que os órgãos públicos, que normalmente trabalham com um volume alto de processos em papel, possam migrar para a tramitação eletrônica de documentos. Como? Por meio da assinatura digital, que é validada pelo certificado digital.

O certificado digital confere aos documentos virtuais validade jurídica em todo Brasil e podem substituir totalmente o papel, desde que assinados digitalmente. 

Os gestores, servidores e empregados públicos passam a acompanhar a tramitação de processos de forma totalmente on-line, sem ter a obrigatoriedade da presença física no ato de assinar e despachar processos.

Todo o processo, antes burocrático passa ser simples e muito prático.  Além disso, é possível reduzir os custos relacionados à compra, impressão e armazenamento de papel.

O gestor do departamento de recursos humanos da Prodam, Sérgio Silva, utiliza certificado digital A1 e A3 e já notou as vantagens dessa tecnologia no dia a dia.

Com o certificado digital, resolvemos a maioria dos assuntos relacionados a Receita Federal e e-social, sem a necessidade da presença física, ficou bem melhor, mais rápido, prático e seguro. A empresa só teve a ganhar com esta implantação”.

Dentre as funcionalidades dos certificados para os órgãos públicos destacam-se:

  • Assinar e enviar documentos pela internet, por meio da Assinatura Digital;
  • Fazer transações pela internet;
  • Fazer login em ambientes seguros;
  • Assinar NF-e, escriturações contábeis e fiscais;
  • Acessar os serviços do CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais);
  • Acessar o Portal da Receita Federal e-CAC;
  • Criar procurações eletrônicas;
  • Entre outros.

2 . EXEMPLOS DE USO DO CERTIFICADO DIGITAL EM ORGÃOS PÚBLICOS

Receita Federal Brasileira

Com o advento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), obter um certificado digital se tornou obrigatório para várias empresas privadas ou públicas. Esse sistema consiste no envio dos documentos fiscais e contábeis à Receita Federal de forma completamente eletrônica.

A Receita Federal possui o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), um portal de comunicação on-line entre o contribuinte e o órgão. Ele pode ser acessado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, desde que possuam um certificado digital.

 

Tribunais de Justiça

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) é obrigatório nos tribunais de todo o território nacional.

Esse sistema torna o envio de documentos em um processo — completamente virtual. A função principal do PJ-e é tornar a prestação jurisdicional mais transparente, ágil, prática e econômica.

Os certificados digitais são essenciais para conquistar esse objetivo, pois eles garantem a validade jurídica dos atos e das assinaturas dos juízes, advogados e servidores.

 

Prefeituras

As prefeituras tramitam diferentes documentos no meio eletrônico: certidões, declarações, alvarás e cadastros em programas do governo. O órgão também tem acesso ao sistema da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para realizar consultas de declarações, consórcios e outras informações por meio do certificado digital.

Você sabia que a Prodam é a certificadora oficial do Governo do Amazonas?

Em 2020, a empresa foi qualificada para iniciar as atividades como Autoridade de Registro (AR) e está apta para atender pessoas físicas, empresas e órgãos públicos.  

Quer saber como a Prodam se tornou uma Autoridade de Registro? Acesse nosso site: www.prodam.am.gov.br.

 

Compartilhar
Artigo anterior
Assinatura Eletrônica X Assinatura Digital: entenda as diferenças
Próximo artigo
Qual o é o melhor tipo de certificado para pessoas físicas?

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo