Prodam usa Inteligência de Dados para operacionalizar o Auxílio Estadual permanente

Empresa estadual de TI é a responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e hospedagem do novo auxílio

 

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do governo estadual, é a responsável pelo desenvolvimento e operacionalização do sistema que viabiliza o Auxílio Estadual permanente. Criado pelo governador Wilson Lima, o benefício de R$ 150 por mês, que vai alcançar 300 mil famílias de forma permanente, foi viabilizado a partir da tecnologia de Inteligência e Análises de Dados adotada pela Prodam.

 

Antônio César, assessor da presidência e gerente do projeto pela Prodam/Foto: Ascom-Prodam

 

De acordo com o assessor da presidência da Prodam, Antônio César Vieira, o trabalho realizado pela empresa foi o de organizar informações de pessoas que se encontram em extrema pobreza e em pobreza no Amazonas, e integrá-las ao sistema desenvolvido especialmente para analisar e interpretar essas informações, de acordo com os critérios definidos para seleção dos beneficiários do Auxílio Estadual permanente.

 

“Chegamos a fazer o processamento de mais de 3 milhões de registros do Cadastro Único do Governo Federal para gerar 300.000 contemplados. É humanamente impossível organizar e analisar um massivo conjunto de dados como esse. Por isso, o trabalho desenvolvido pela Prodam é essencial para garantir que o benefício cheque a quem mais precisa”, afirmou. 

 

O assessor da Prodam ressaltou ainda a preocupação com a segurança da informação para o desenvolvimento do projeto. “A exemplo de outros projetos como as matrículas de escolas públicas ou a emissão de carteira de motorista, a manipulação dos dados dos cidadãos foi feita com segurança, obedecendo todos os requisitos legais”, explicou César.

 

Infraestrutura – Outro destaque do projeto é a infraestrutura de armazenamento e processamento de dados, que garante que o site auxilio.am.gov.br fique disponível mesmo diante do alto número de acessos. No dia 5 de novembro, quando foi lançado oficialmente o novo auxílio, o site registrou 214.216 acessos. Desde então, a média de acessos é de 6.500 por minuto. 

 

Segundo Antônio César, um dos requisitos de desenvolvimento da solução do Auxílio Estadual permanente era hospedá-lo em um ambiente de alta disponibilidade, ou seja, era preciso assegurar que, mesmo com um número expressivo de acessos, ele não caísse ou ficasse indisponível para consulta ou cadastro. 

 

União de esforços – A secretária Alessandra Campêlo, titular da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), destacou o número de servidores envolvidos e o esforço de todos os órgãos governamentais no sentido de amparar a população mais vulnerável. 

 

“Só nessa primeira fase de entregas dos cartões do Auxílio Estadual na capital são quase mil servidores de 26 secretarias mobilizados. Importante destacar o papel da Prodam na implantação do sistema que viabiliza a execução do programa. É um esforço coletivo que junta tecnologia e sensibilidade social, seguindo a orientação do governador Wilson Lima de garantir a segurança alimentar dos mais vulneráveis”, disse a secretária.

 

Sobre a Prodam – A Prodam é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense como os sistemas de educação pública e trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.

 

FOTO: Divulgação/Prodam

 

Compartilhar
Artigo anterior
Prodam discute os desafios da vida pós-Covid para os trabalhadores
Próximo artigo
NOTA

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo