Com Detran Cidadão, Prodam se firma como braço tecnológico do Estado em projetos sociais

Site www.detrancidadao.am.gov.br foi desenvolvido pela empresa estadual

 

Lançado oficialmente pelo governador Wilson Lima no dia 17 de novembro, o programa Detran Cidadão deve beneficiar mais de 300.000 pessoas, com a oferta da CNH gratuita para pessoas de baixa renda; capacitação para mototaxistas e motofretistas com distribuição de capacetes e coletes, além de aulas de legislação de trânsito para alunos do Ensino Médio. 

 O provimento da tecnologia e dos sistemas necessários à viabilização do Detran Cidadão é de responsabilidade da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do Governo do Amazonas que, em 2021, consolida-se como o braço tecnológico da gestão estadual em projetos estratégicos de cunho social.  

 “Em 2021 o Governo do Amazonas fez o lançamento de quatro grandes projetos sociais: em fevereiro entregamos o Cartão Emergencial; em setembro, o site de incentivo à vacinação – Vacina Premiada; e, agora em novembro, entregamos o Auxílio Emergencial permanente e a CNH Social. São projetos estratégicos para o governo que foram confiados à Prodam. Isso demonstra a importância da empresa para a gestão estadual”, afirma Régis Muller, assessor da presidência e responsável pela gestão dos projetos.

 Inteligência – Esses projetos têm em comum a criação de um portal para cadastro, o uso da inteligência e análise de dados para organizar e minerar um grande volume de dados, e uma infraestrutura robusta para suportar os sistemas e milhares de acessos simultâneos com bom nível de desempenho.

 Com o Detran Cidadão, todos esses requisitos estão sendo atendidos, conforme explica o supervisor de sistemas de trânsito da Prodam, Marcelo Pereira.

 “Para esse projeto, nosso foco inicial foi colocar no ar um site que apresentasse as informações sobre o projeto e que contasse com uma área onde os cidadãos interessados pudessem realizar a sua inscrição”, informa Marcelo. 

 Para colocar o projeto no ar em tempo hábil, Marcelo conta que a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (Gedes) da Prodam montou uma equipe multidisciplinar, com integrantes de diferentes áreas e que já tinham expertise em ações semelhantes, como o da Vacina Premiada.

 “Apesar de envolver o Detran, esse não é um projeto da supervisão de trânsito e sim da Gerência de Desenvolvimento, porque envolveu técnicos de outras supervisões como a de inovação e a de educação”, disse.

 Próximo passos – Para a seleção dos beneficiários, os sistemas desenvolvidos pela Prodam farão a análise e o cruzamento das informações fornecidas no site do Detran Cidadão com outros bancos de dados, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).

 “A última etapa do projeto será importar o resultado com os nomes dos contemplados para o RENACH, de modo que o sistema consiga identificar quem estará isento de pagar as taxas, garantindo a gratuidade do processo de emissão de CHN”, finalizou Marcelo. 

 

Compartilhar
Artigo anterior
Governo do Amazonas adota Business Intelligence e aprimora a distribuição do Auxílio Estadual
Próximo artigo
Especialista da Prodam dá dicas para se proteger de golpes on-line durante a Black Friday

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo