No final de novembro de 2021, a Supervisão de Educação da Prodam concluiu a implantação do Diário Digital em todas as escolas do projeto Itinerante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). São, ao todo, 24 escolas localizadas de Manaus que atendem aos alunos do 6º ao 9º ano das chamadas Escolas do Campo, localizadas na zona rural de Manaus. Essas foram as últimas escolas da Secretaria Municipal de Educação – Semed a receberem a tecnologia.
De acordo com a analista de sistemas da Supervisão de Sistemas de Educação – SPEDU, Pollyana Wenze, a implantação do Diário Digital nas escolas do projeto Itinerante exigiu um esforço extra da equipe.
“Esse projeto teve uma complexidade média porque o sistema escolar dessas escolas funciona de maneira diferente das demais. Ao invés de bimestres, são dois semestres ao ano e, em cada semestre, são ministradas apenas metade das disciplinas curriculares. No semestre seguinte, muda o professor e são ministradas as disciplinas restantes, explicou a analista de sistemas Pollyana Wenze.
Diante deste cenário, Pollyana explica que foi preciso fazer a alteração no cadastro do horário no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas – Sigeam, e depois a manutenção no Diário Digital para reconhecer quais disciplinas são de cada semestre e obter os horários conforme o que a escola lançou para a turma no Sigeam. “Considerando a fase de levantamento de requisitos até a de entrega final foram mais de 320 horas dedicadas a esse projeto”, afirmou.
O Diário Digital chegou a ser usado em todas as Escolas de Campo durante dois meses em 2021. No entanto, por decisões administrativas, a SEMED optou por suspender o uso da ferramenta nessas escolas. “Mas todas as manutenções da aplicação estão em produção. Assim que a SEMED quiser habilitar novamente o projeto, podemos colocá-lo no ar imediatamente”, concluiu a analista.
Sobre o projeto Itinerante – é uma proposta educacional para atender a demanda de alunos do 6º ao 9º ano das Escolas do Campo; foi desenvolvido no ano de 2003 e regulamentado em 2005, atendendo os alunos em polos. Cada polo é composto por duas escolas, os professores são trocados semestralmente. O calendário escolar diferenciado foi criado para atender as escolas ribeirinhas de acordo com as condições climáticas e com as suas especificidades.