Prodam a um passo da certificação ISO 27001

No último dia 14 de julho, a Prodam concluiu a segunda auditoria interna em seu Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI). Durante o encerramento oficial, o auditor interno Vagner Santos parabenizou a Prodam pela qualidade dos processos e pelos serviços oferecidos ao Amazonas e recomendou que a empresa agende a auditoria da certificação 27001.

“Comparando com a auditoria interna anterior realizada em março de 2023 houve um significativo avanço, reduzindo as não conformidades de mais de 48 itens para apenas 6. Diante dessa evolução, recomendo que a empresa busque a certificação 27001 por meio de um órgão certificador externo. Acredito que a Prodam está apta a obtê-la”.

O presidente Lincoln Nunes reforçou a importância dessa conquista e ressaltou que a certificação ISO 27001 será um diferencial para a maior confiança do cliente e realizar novos negócios. Ele manifestou a intenção de obter a certificação até outubro deste ano.

“A Prodam, sua equipe e seus gestores estão de parabéns pelos avanços realizados. Chegamos a um patamar em que apenas a ISO 9001 não é suficiente para conquistarmos novos negócios. Por isso, vamos em frente e a nossa meta é terminar 2023 certificados em Segurança da Informação”, disse.

Processo

Lilian Gibson explicou que a auditoria interna teve como objetivo avaliar as práticas atuais e o progresso alcançado até o momento em relação à documentação e às evidências de conformidade com os requisitos da ISO 27001.  

Ela destacou que muitos dos processos avaliados na auditoria interna de segurança já fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade, e agora o foco está na implantação dos documentos obrigatórios que ainda não existiam, na melhoria dos processos já implementados, incluindo neles a visão da segurança da informação de responsabilidade de cada área e, principalmente, na implementação dos controles definidos nas normas vigentes, bem como na elaboração dos planos de ação correspondentes. 

A auditoria foi conduzida por uma consultoria de São Paulo e abrangeu diversas áreas da Prodam, incluindo gerências da área administrativa e técnica.  

Por que a certificação ISO 27.001 é boa para a Prodam? 

O encerramento oficial ocorreu no auditório da Cassimiro de Araújo, com a presença dos gestores da empresa, do auditor contratado Vagner Santos, do presidente da Prodam, Lincoln Nunes, da diretora administrativo-financeira Cristianne Martins e Gerente de Segurança da Informação e Qualidade, Lilian Gibson.

Compartilhar
Artigo anterior
Prodam tem contas aprovadas por unanimidade e sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado 
Próximo artigo
Descubra os impactos da primeira multa aplicada pela ANPD

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo