O município de Coari, localizado a 363km de Manaus, está prestes a se tornar o segundo munícipio do interior do estado a adotar o Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM). A expectativa é que a solução seja totalmente implantada ainda este ano e que traga mais controle, eficiência e agilidade para a gestão escolar do município, semelhante ao que já acontece em Iranduba, em Manaus e nas escolas da rede estadual de ensino.
O projeto de implantação do SIGEAM em Coari está sendo gerenciado pela analista de sistemas Valeriana Paes Pinheiro (GPROJ) e conta com a participação das equipes dos Departamentos de Educação (DPEDU), de Suporte ao Usuário (DSUSA) e de Gestão Integrada de Serviço (DGINS), além da equipe comercial da Prodam.
De acordo com Valeriana, “a implantação vem sendo realizada dentro do prazo e tem um comprometimento das nossas equipes da Prodam e do cliente em prol do sucesso do projeto como um todo”, afirmou.
Histórico
A gerente do projeto explicou que a jornada rumo à implantação começou com reuniões virtuais em maio deste ano e se efetivou com a primeira visita da equipe técnica ao munícipio, realizada entre os dias 13 e 15 de junho.
“Durante essa visita, foi feita uma reunião produtiva com o secretário de educação do município, Eduardo Gonçalves de Holanda, além dos secretários e diretores das escolas. Essa reunião teve como objetivo principal incentivar o uso do sistema e esclarecer dúvidas sobre o processo de implantação”, explicou Valeriana.
Em seguida, iniciaram as etapas de parametrização e as migrações de dados essenciais como o regimento escolar, informações sobre as escolas e dados dos alunos.
A terceira fase do processo ocorreu entre os dias 24 e 28 de julho, quando os colaboradores da Prodam Gilson Sena da Silva, Evandro Ica Amazonense (ambos da DPEDU) e Renato Pereira de Lima (DGINS) viajaram até Coari para ministrar treinamentos sobre os “Módulos de Gestão Escolar” e “Módulos de Lotação” do SIGEAM.
“Nosso trabalho foi realizar o treinamento para os profissionais que atuarão como multiplicadores de conhecimento. Por isso, participaram cerca de 30 pessoas, que estão com a responsabilidade de replicar o que aprenderam nas suas unidades escolares”, afirmou Gilson.
Próximos passos
Após treinamento, a Secretaria Municipal de Coari está apta para realizar as parametrizações necessárias para a enturmação dos alunos e seguir o processo de gestão acadêmica conforme explica Valeriana.
“Durante a implantação, ainda estaremos em um forte acompanhamento junto ao cliente em possíveis migrações de dados para acelerar o processo e no esclarecimento constante de dúvidas através de encontros virtuais junto ao grupo gestor de Coari”, afirmou.
Entenda como funciona o Sigeam
Com a implantação do SIGEAM, todas as atividades educacionais, desde matrículas até lançamento de notas, passarão a ser realizadas por meio do sistema. Isso inclui a lotação de servidores, criação de turmas, planejamento de vagas, processamento de resultados e rematrículas. O sistema visa agilizar e simplificar esses processos, trazendo mais eficiência à gestão educacional do município.
É importante destacar que o SIGEAM é um sistema multicliente, ou seja, é configurável e pode ser utilizado por qualquer Secretaria de Educação, não apenas no estado do Amazonas. Sua capacidade de integração e adaptação torna-o uma ferramenta valiosa para a modernização da gestão escolar em diversos municípios e estados do país.
Com a implantação do SIGEAM em Coari, espera-se uma nova era para a educação do município, proporcionando maior eficiência administrativa e melhorando a experiência educacional para alunos, professores e toda a comunidade escolar. A equipe da PRODAM segue comprometida com o sucesso do projeto, e em breve os frutos dessa iniciativa poderão ser colhidos pela população de Coari.