Ir para o conteúdo

Fórum CSIRTs marca nova fase da cibersegurança pública

Evento em São Paulo reuniu representantes do CERT.br, CTIR Gov e de 11 estados associados à ABEP-TIC para fortalecer resposta a incidentes de segurança da informação

Na noite de 29 de julho de 2025, um importante marco foi estabelecido na integração entre diferentes esferas de governo no enfrentamento a incidentes de cibersegurança. Durante o 13º Fórum Brasileiro de CSIRTs, realizado em São Paulo, aconteceu uma reunião inédita entre representantes do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, mantido pelo NIC.br (CERT.br), do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) e das Associadas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC). O encontro contou com a participação de 11 estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Planejada em conjunto pelo Grupo de Trabalho de Segurança da Informação da ABEP-TIC (GT-SI) e CERT.br, a reunião teve como um dos principais objetivos aproximar os times estaduais ao ecossistema nacional de tratamento de incidentes, aprimorando o fluxo de informações e o compartilhamento de inteligência de ameaças por meio da plataforma MISP (Malware Information Sharing Platform). A condução do encontro foi realizada por Lílian Gibson dos Santos, coordenadora do GT-SI ABEP-TIC e gerente de Segurança da Informação e Qualidade da PRODAM-AM.

A ação soma-se aos esforços iniciados em 2023 pelo Subgrupo de Cibersegurança do Grupo de Transformação Digital dos Estados (GTD), que conta com apoio da ABEP-TIC, CONSAD e BID, e já vinha promovendo articulações similares com o CTIR Gov/GSI/PR.

Ainda dentro da programação do Fórum, no dia 30 de julho, a Comunidade MISP Estadual de Inteligência de Ameaças teve espaço exclusivo para compartilhar práticas e resultados, reforçando o compromisso das associadas com a segurança da informação no setor público.

A ABEP-TIC reconhece que a atuação coordenada entre órgãos federais e estaduais é essencial para o fortalecimento da cibersegurança no Brasil. “Ao estimular a participação em eventos técnicos desta relevância, o diálogo entre diferentes partícipes, o intercâmbio de experiências e a construção de soluções conjuntas, a associação reafirma seu papel de articulação e liderança na transformação digital do país”, afirmou Lílian Gibson Santos.

fonte: site ABEP-TIC

Compartilhar
Próximo artigo
SIPAT 2025 da Prodam tem inscrições abertas e gratuitas para toda a comunidade

Artigos relacionados