O governador Omar Aziz assinou, no dia 10 de novembro, o decreto nº 31.754, com o marco legal do programa Ronda no Bairro. A solenidade foi no auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins. Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes do programa e o funcionamento do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), desenvolvido pela PRODAM, e que irá ordenar a integração de dados do Ronda no Bairro.
O SISP foi desenvolvido sob os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança da informação. Trata-se de uma solução tecnológica, destinada ao ordenamento de operações integradas das polícias civil e militar do Amazonas, considerando as diretrizes do programa.
O sistema permitirá o georeferenciamento e monitoramento, em tempo real, das viaturas do programa. “O SISP permitirá que as informações de áudio e vídeo geradas pelos equipamentos instalados nas viaturas sejam visualizadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que terá o controle sobre todos os 192 setores de vigilância do programa”, explicou o diretor presidente da PRODAM, Tiago Paiva. Além disso, diz ele, os dados serão gravados e armazenados, automaticamente, no Data Center da PRODAM.
A PRODAM também desenvolveu uma intranet para a transferência de dados das viaturas para os DIPs e CIOPs e, posteriormente, para o Data Center/PRODAM, utilizando tecnologia wireless e 3G, interligadas por uma rede de fibra ótica. A rede interna irá assegurar o trânsito de informações, com total segurança.
Cada uma das viaturas do Ronda no Bairro será equipada com equipamento de GPS, que dará a localização exata do veículo e permitirá o acompanhamento do percurso, durante os deslocamentos. A viatura terá 6 câmeras instaladas, sistema de radiocomunicação, 1 telefone móvel (que será afixado no veículo), um identificador biométrico, 1 impressora para impressão do resumo do Boletim de Ocorrência e tablet, para acesso ao SISP. As imagens geradas no veículo também ficarão armazenadas, nas viaturas, pelo período de 15 dias.