O projeto do Governo do Estado para a inclusão digital foi tema de palestra ministrada na Escola Estadual Ana Lúcia de Moraes, no dia 14 de junho, pelo chefe da Liderança na Rede Amazonas Digital (LAMDI) da PRODAM, João Guilherme de Moraes, que falou sobre o uso da rede wireless disponibilizada gratuitamente. A escola, localizada no bairro Novo Israel, Zona Norte é uma das nove unidades da rede Estadual de Educação que já estão usufruindo do acesso à rede Amazonas Digital.
Durante a apresentação, o técnico explicou que para ter acesso à rede é necessário possuir um equipamento com capacidade para captar sinal de internet sem fio (Wi-Fi). “Todo dispositivo que estiver em um raio de 150 metros vai poder acessar a rede do Amazonas Digital, mas para navegar na internet é necessário fazer um cadastro com o número do CPF e criar uma senha”, explicou Guilherme, que ressaltou ainda a possibilidade de os moradores do entorno das escolas também utilizarem o sinal de internet do governo.
O Diretor da unidade escolar, professor Evaldo Bezerra, também comentou o projeto e destacou que o uso da rede Amazonas Digital vai ser excelente inclusive para os professores que já possuem computadores notebooks, o que vai facilitar a programação das aulas e a pesquisa de trabalhos.
Para o estudante do 9º ano, José Adrian (14), a inciativa é muito boa e vai ajudar os alunos nos trabalhos escolares. “Pretendo usar a internet tanto na escola como em casa também, já que moro aqui ao lado, e utilizo sempre para pesquisar os trabalhos da escola e também pra usar as redes sociais”, afirma.
Amazonas Digital nas escolas
Na última quarta-feira (6), o governador Omar Aziz lançou o Programa Amazonas Digital, nas escolas da rede estadual de educação. O evento aconteceu na Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels. A ação faz parte do processo de expansão do Programa Amazonas Digital na capital e no interior do Estado. A previsão é que todas as escolas da rede estadual, localizadas em Manaus, recebam tecnologia wireless, até o fim do ano.
Em Manaus, a rede Amazonas Digital já possui 30 pontos de acesso em praças públicas, centros de convivência e PACs. Nestes locais, utilizando qualquer dispositivo com capacidade para internet móvel (Wi-Fi), o usuário tem acesso livre e ilimitado à rede mundial de computadores, com velocidade de 2 megabits.