A gerência de service desk da PRODAM divulga catálogo de serviços de TI

A Gerência de Service Desk (GDESK) elaborou um catálogo que auxilia órgãos do Governo do Estado e particulares na contratação dos serviços de TI.  A ferramenta possibilita encontrar informações sobre os produtos e os serviços oferecidos como características, fluxo de execução e tecnologias aplicadas aos serviços, além das responsabilidades contratuais dos clientes e da PRODAM.

O catálogo é um dos principais instrumentos que a área de TI tem para entrar em acordo com o cliente quanto aos serviços prestados, sua disponibilidade e as responsabilidades. Ajuda a gerenciar sua TI com mais foco, evidenciando o ciclo de vida de um serviço, seu planejamento, definição e implementação.

O catálogo apresenta informações sobre os três níveis da linha de produtos e serviços da GDESK: serviços de infraestrutura (suporte técnico ao usuário, assistência técnica em equipamento e recepção técnica), sistemas de informação (implantação de sistemas de informação, treinamento de usuário em sistemas de informação) e suporte técnico em sistemas de informação e serviços de rede (licença de uso de VPN).

Finalidades do catálogo de Serviços estão:

  • Disponibilizar informações precisas sobre os serviços prestados;
  • Prover uma fonte única de informação consistente para comunicar os serviços disponíveis e detalhes associados, interfaces e dependências.
  • Assegurar que os serviços estejam amplamente disponíveis para quem estiver autorizado a acessá-los.

O catálogo de serviços evidencia três aspectos:

  • Visão Cliente: parte do catálogo contém detalhes de todos os serviços entregues ao cliente;
  • Visão Técnica: parte do catálogo contém detalhes sobre o relacionamento dos serviços de suporte, serviços compartilhados e itens de configurações necessários para suportar o serviço para o negócio;
  • Visão de Negócio: parte do catálogo contém os detalhes para produção do modelo de proposta para o cliente.

Vantagens do catálogo de serviços:

  • Garante uma fonte centralizada de informação: o catálogo provê uma fonte centralizada de informações sobre os serviços de TI entregues pela GDESK. Isto assegura que todas as áreas de negócio possam visualizar de forma precisa e consistente os serviços de TI e seus detalhes.
  • Garante o alinhamento dos serviços prestados de TI com a área de negócio: o catálogo provê todas as informações necessárias para que a área de negócios possa tomar decisões sobre as mudanças necessárias no catálogo para atender novos modelos de negócio e principalmente entender o que está dentro do escopo da prestação de serviços. Outra informação importante é que no catálogo são descritos os pré-requisitos necessários para a elaboração de uma proposta, melhorando assim a eficiência operacional na emissão de propostas para os clientes.
  • Por meio dele, a GDESK conseguiu visualizar onde estava o gargalo no serviço de assistência técnica, permitindo a redução no custo operacional do serviço conforme o exemplo a seguir.

Novo processo para emissão de Ordens de Serviço

Entre as mudanças contempladas pelo catálogo da GDESK, está a melhoria no processo para emissão de ordens de serviço, ilustrada na figura abaixo. Para conhecer parte do catálogo contendo a visão pública (Cliente), clique neste link.

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Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

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