Abep reúne especialistas em tecnologia

Evento abordou Plano Nacional de Banda Larga, Lei de Acesso à Informação Pública e computação em nuvem, no Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, 31 de maio, ocorreu o primeiro dia da 118ª Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas (Roca) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O evento se encerra no dia 1º de junho.

A abertura do evento, no Rio Hotel Everest, em Ipanema, foi realizada pelo presidente do Conselho de Associadas da Abep, Joaquim Costa (ATI/PE), que reforçou a missão da entidade em promover a integração com o governo federal para que os projetos lançados nos estados tenham mais efetividade. Em seguida, a palavra foi de Delfino de Souza, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Em seu discurso, o secretário frisou que o trabalho da Secretaria preza pela integração e que esses encontros presenciais devem ser intensificados. Souza destacou, ainda, a importância da Lei de Acesso à Informação Pública entre os temas debatidos pelo Governo Federal: “Essa Lei é uma oportunidade de ampliar a informatização na gestão pública”.

Nesse sentido, o governo criou um portal desenvolvido de maneira colaborativa, baseado em software livre, que oferece as melhores ferramentas para quem quer publicar, aprender ou compartilhar experiências entre os Estados: www.dados.gov.br. “É uma oportunidade de abertura de dados e processos. Esperamos que se torne um grande catálogo de referências”, explicou Souza.

A computação em nuvem foi apontada como outra área de grande reflexão no governo em relação à tecnologia. Souza defende que esta tecnologia apresenta uma oportunidade nova de compartilhar informações dentro do próprio governo. O secretário disse que não se pode mais ignorar a importância das redes sociais. “Se não trabalharmos conectados com as redes sociais, elas nos conectarão”.

Também foram citados como pontos de extrema importância a promoção do Registro Civil Único, modernização que o Brasil precisa para a carteira de identidade; o Plano Nacional de Banda Larga; padrões de acessibilidade em sites públicos; e o Programa Pró-Cidadão do MPOG, que vai incluir um capítulo de TI em seu plano de ação, e para isso conta com a participação das associadas da Abep.

Palestras

Durante o dia, foram realizadas sete palestras, ministradas por especialistas de iniciativas pública e privada. Segurança na internet, novas tecnologias de informação e computação em nuvem estiveram em pauta.

Tiago Paiva, presidente da Processamento de Dados Amazonas (Prodam), aproveitou a palestra para destacar o grande trabalho de mudança cultural em relação aos serviços de TI realizado pela empresa, o que agrega excelência aos serviços prestados no Amazonas. Um exemplo desse trabalho é o Sistema Integrado de Segurança Pública, software que integra as ações da Secretaria de Segurança Pública do Estado. “A primeira conquista desse projeto é a sensação de segurança relatada pela população”, disse o presidente.

Tiago Paiva, Diretor Presidente da Prodam, falou sobre o desenvolvimento da tecnologia utilizada no Programa Ronda no Bairro

Sobre cloud computing, o engenheiro de sistemas Otavio França, da System TI, destacou benefícios como redução de custos, agilidade na oferta de serviços, flexibilidade nesses serviços e atendimento ao cliente de maneira mais eficiente. “É um modelo irreversível. Está tudo caminhando para a nuvem”, prevê o especialista.

Os debates mais importantes da 118ª Roca serão divulgados no site do Jornal da Abep (www.jornaldaabep.com.br), no Twitter @abepbrasil e na página oficial da entidade no Facebook.

Por Imprensa ABEP

Compartilhar
Artigo anterior
Governo do Amazonas implanta Programa Amazonas Digital nas escolas da rede estadual
Próximo artigo
Estudantes de Parintins estão assistindo a aulas em 3D, durante mostra de educação

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo