Acordo de cooperação entre a PRODAM e o governo norte-americano prevê a implantação de um Data Center de padrão internacional no AM

diario-01Com investimento de 500 mil dólares por parte do governo norte-americano, a fundo perdido, será elaborado um plano de implantação de um Data Center de padrões internacionais para o Estado do Amazonas a partir de um acordo de cooperação entre a PRODAM e a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA). O início da segunda etapa desse projeto, que consiste no levantamento dos processos de negócio, aplicações e infraestrutura tecnológica de informação e comunicação atualmente empregados no estado, foi marcado pela visita à PRODAM, do presidente do TechXact Group Corporation e, também, Chairman do International Data Center Authority – IDCA, Mr. Mehdi Paryavi. A empresa é a responsável pela execução do estudo de viabilidade para a construção de um novo e ainda mais moderno datacenter para o governo.

A visita, que ocorreu no dia 30 de maio, teve a presença do secretário de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento e desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas – SEPLANCTI, Farid Mendonça Junior, e do Diretor Presidente da PRODAM, Márcio Silva de Lira, além de gestores e executivos da empresa.

Para o Diretor Técnico da PRODAM, Daniel Tadeu Martinez Castello Branco, o acordo é um projeto para o futuro do Amazonas. “Representa a perspectiva de uma ampliação na qualidade dos serviços prestados pela rede pública em geral . E, indo mais além, será possível atender a empresas privadas que precisem de serviços de datacenter em nossa região, seja através da hospedagem de sistemas ou da disponibilização de infraestrutura física e conectividade”.

A PRODAM já dispõe de alguns Data Centers responsáveis pelo armazenamento e processamento dos dados estratégicos dos órgãos e unidades do Governo e demais clientes. O mais recente deles dispõe de área de 162 metros quadrados com infraestrutura adequada para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede.

Cronograma de atividades

Segundo Daniel Tadeu, o estudo tem um total de sete fases, que devem ser concluídas em mais 28 semanas de trabalho entre a TechXact e a PRODAM. “Durante as duas semanas que a equipe norte americana esteve aqui, realizamos uma série de visitas a órgãos do governo do estado, prefeitura e do poder legislativo com o objetivo de levantar as informações da infraestrutura atual e das expectativas desses órgãos em relação às necessidades de infraestrutura de tecnologia para o futuro”, explicou o diretor técnico.

Sobre a USTDA

A USTDA é uma agência independente, de apoio ao governo americano, que garante recursos para a elaboração de projetos que promovam o desenvolvimento de modernas infraestruturas. Faz parte de sua missão a criação de parcerias com a finalidade de fomentar a sustentabilidade e o crescimento econômico. Neste contexto, a agência financia várias formas de assistência técnica, estudos de viabilidade, visitas técnicas e workshops em países em desenvolvimento, dando ênfase a setores da economia que possam usar produtos e serviços de origem americana.  A USTDA já apoiou mais de 150 atividades no Brasil, em diversos setores. Nessa área, a maior parte das atividades é no âmbito estadual.

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM desenvolve portal com informações sobre as Olimpíadas em Manaus
Próximo artigo
PRODAM faz migração inédita de parque computacional; conheça o case de sucesso da FAPEAM

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo