Aplicativo “Pega Mosquito” ajuda a população a combater o criadouro do Aedes aegypti

APP PEGA MOSQUITO 02 (2)Com a chegada do final do ano inicia-se o período chuvoso no Amazonas e, com ele, multiplicam-se os locais propícios para a criação do Aedes aegypti, devendo a população se mobilizar para eliminar os focos de dengue, febre chikungunya e zika vírus. Para ajudar nessa missão, a empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (PRODAM) disponibiliza nesta sexta-feira (30), na Google Play Store, loja virtual do Android, o aplicativo “Pega Mosquito”, um game interativo no qual o usuário cumpre tarefas para combater os criadouros do mosquito.

O aplicativo estimula a população a reservar um tempo para os cuidados preventivos no ambiente doméstico para eliminação de possíveis criadouros e, ainda compartilha o resultado nas redes sociais, gerando engajamento na luta contra o Aedes aegypti. Checar se a caixa d’água está totalmente vedada e eliminar água acumulada de pneus e pratos dos vasos de plantas são algumas das dez tarefas que os usuários precisarão cumprir.

“Cada tarefa terá duração de um minuto e será uma forma de mobilizar toda a família, inclusive as crianças, que aprenderão desde cedo, de forma lúdica, a como identificar e evitar criadouros do mosquito”, destacou o chefe da divisão de inovação da PRODAM, Raphael Marinho.
A iniciativa reforça a campanha nacional ‘10 Minutos contra a Dengue’, idealizada pelo Instituto Oswaldo Cruz e realizada em Manaus pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS – AM), e alerta para a necessidade da rotina semanal, pois este é o período (7 a 10 dias) que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana é possível evitar o nascimento de novos mosquitos.

Imagem14 (2)
Os programadores Caio Sena, Juliane Silva e o web designer Leandro Freitas

O aplicativo desenvolvido pelos programadores Caio Sena, Juliane Silva e o web designer Leandro Freitas ficou em primeiro lugar na primeira edição do Hackathon PRODAM, uma competição realizada em meados de março e que reuniu cerca de 30 colaboradores apaixonados por tecnologia que aceitaram o desafio de desenvolver em 24h um aplicativo mobile nas áreas de Trânsito, Saúde e Transparência.

 

Compartilhar
Artigo anterior
Encerramento do SECOP foi marcado por debates, entrega de prêmio e o anúncio da sede do evento em 2017
Próximo artigo
Prodam incentiva consumo de alimentos saudáveis com feira na empresa

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo