BID quer adotar como modelo o Sistema de Gerenciamento do Prosamim

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) quer adotar o Sistema de Gerenciamento do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) como modelo a ser utilizado pelos projetos aos quais conceder financiamento a partir de agora.

O Sistema de Gerenciamento do Prosamim (Sigpro) foi desenvolvido pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam).

A convite do BID, os analistas da Prodam estão em Brasília nesta terça-feira, 24 de janeiro, para apresentar o Sigpro, criado com a proposta de melhorar a gestão, planejamento e aplicação de recursos do Prosamim.

“O sistema foi produzido para atender os requisitos do BID, que exige um controle total do cronograma físico-financeiro dos projetos que financia. O convite que recebemos mostra que o sistema tem sido eficiente, tanto que deverá tornar-se referência para outros projetos”, ressaltou o diretor técnico da Prodam, Alexandre Guimarães.

O Sigpro está estruturado nos módulos Gestão de Planejamento, Gestão Física; Gestão de Usuários; Gestão Financeira e Contábil e Tabelas Básicas, que estão integrados entre si e aos principais sistemas em operação do Estado, como AFI (financeiro), Sicop (obras públicas), Suhab/Habitar (habitacional) e Sproweb (documentação).

O sistema é utilizado de forma direta por 30 funcionários da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGPI), além de centenas de pessoas que, indiretamente, têm acesso às planilhas, relatórios e balanços disponibilizados pelo programa. A Equipe de Gerenciamento e Desenvolvimento (Gedes) da Prodam que trabalhou no projeto é formada por três analistas de sistemas e cinco desenvolvedores.

Processo de implementação – Segundo o chefe da Divisão de Apoio ao Desenvolvimento da Prodam, Lelson Lopes, o sistema começou a ser implementado em novembro de 2009. Ao longo do ano de 2010, foi desenvolvido o módulo de Gestão Financeira-Contábil, e, em 2011, o de Gestão de Planejamento, incluindo a Gestão Física, o controle da área ambiental e de contratações de empresas para execução das obras.

“O objetivo geral do sistema é integrar e compartilhar, de forma rápida e segura, todas as informações geradas pelos diversos setores da UGPI e demais órgãos envolvidos”, explicou.

Na prática, o sistema melhora a eficiência da gestão, permite que as obras sejam executadas de forma mais ágil e evita desperdícios e atrasos que possam causar transtornos à execução do Prosamim.

“O programa trabalha a questão de planejamento e aplicação dos recursos, controle de pagamentos e faturas referentes às obras. Além disso, ele produz relatórios gerenciais e analíticos a respeito dos recursos e um registro de toda parte contábil”, afirmou Lelson Lopes.

Sobre o Prosamim – O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) foi criado em 2006, pelo Governo do Amazonas, para promover saneamento, desassoreamento e utilização racional do uso do solo às margens dos igarapés, com vistas à manutenção do patrimônio natural e melhoria das condições de vida da população envolvida. O programa recebe financiamento do BID.

Compartilhar
Artigo anterior
Novo portal do e-SIGA entra no ar
Próximo artigo
Prodam programa palestras sobre acesso à internet sem fio

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo