O Supervisor de Business Intelligence da PRODAM, Daniel Tadeu Martinez, será um dos palestrantes do 4º Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia, realizado pelo PMI (Project Management Institute – Manaus Chapter) que vai acontecer nos dias 6 e 7 de Dezembro no InterCity Premium Manaus. O evento tem como tema “Desenvolvendo Competências, Impulsionando Projetos”.
O congresso conta com a participação de representantes do PMI-DF, personagens renomados do Ceará, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e parceiros locais.
Daniel Tadeu vai ministrar a palestra “Influência de fatores psicológicos e sociais nos resultados de projetos de software”, no dia 7 de dezembro, sábado, às 15h30. Sobre o assunto, ele destaca a influência dos fatores humanos para a execução de projetos.
“Em ambientes de projetos, a alocação adequada de recursos pode ser determinante para os seus resultados. Esta alocação normalmente acontece baseada em questões como disponibilidade, custo, conhecimento, experiência e histórico de resultados das pessoas envolvidas. Entretanto, pesquisas apontam que os fatores humanos, tais como personalidade e a forma como as pessoas se relacionam, geram efeitos nos resultados do projeto. Com isso, esta palestra visa orientar as organizações e gerentes de projeto para a existência de compatibilidades entre papéis e determinados tipos de personalidade, além da possibilidade de realizar ações na gestão de recursos humanos que permitam aumentar a produtividade de suas equipes”, explica Daniel.
O convite para palestrar no congresso surgiu através do trabalho voluntário que Daniel realiza no PMI. O tema da palestra faz parte de sua pesquisa de Mestrado na Universidade Federal do Amazonas e servirá para apresentar alguns resultados obtidos na pesquisa, além de relacionar a psicologia e gestão de projetos. “A palestra será de grande relevância para mim, dada a importância do PMI no cenário global de projetos, além da possibilidade de compartilhar minha experiência profissional e parte dos conhecimentos obtidos durante a pesquisa de Mestrado”, ressaltou.
Sobre o Congresso
O 4º Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia tem como objetivo promover debates e discussões de interesse da comunidade de gerenciamento de projetos, e pretende trazer a tona assuntos como gestão de pessoas, influências psicológicas nos projetos e modelos inovadores de gerenciamento de projetos, além de abordar as questões introdutórias com um workshop de primeiros passos, elaborado para aqueles que desejam iniciar o processo de gerenciamento de projetos.
Além das palestras, o evento também traz exposição de produtos e serviços e conta com a presença dos melhores Gerentes de Projetos de Manaus e do Brasil.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de dezembro, no site do PMI Amazonas, com desconto de 50% para estudantes, e valores diferenciados para membros do PMI.
Guia Internacional de Gerenciamento de Projetos
Daniel Tadeu também participou de uma das publicações mais importantes na área de gerenciamento de projetos: o livro “Software Extension to the PMBOK Guide Fifth Edition”. Lançada no final de setembro, a publicação é uma extensão do guia de gerenciamento de projetos PMBOK, produzido pelo Project Management Institute (PMI).
Membro do PMI desde 2012, Daniel colaborou na etapa de revisão da obra e também sugeriu tópicos que foram inseridos pela comissão do PMI internacional. “É um livro escrito a várias mãos e conta com a participação de especialistas do mundo todo. Estou muito feliz de contribuir em um projeto tão importante e de renome internacional”, conta.
Publicado em inglês, o guia pode ser adquirido na loja online do PMI ou ser baixado (apenas para membros) no site da instituição. Daniel Tadeu é formado em Ciência da Computação, certificado internacionalmente em gerenciamento de projetos e está concluindo mestrado na Universidade Federal do Amazonas, onde apresentará dissertação específica sobre o tema.