Com apoio tecnológico da Prodam, Prefeitura de Manaus implanta Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos de Documentos

Implantação do sistema marca avanço na modernização e digitalização da administração municipal

A Prodam foi contratada pela Prefeitura de Manaus para conduzir a implantação do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos de Documentos, iniciada em 14 de outubro de 2025. O projeto tem o objetivo de digitalizar fluxos internos e eliminar o uso de papel, promovendo maior eficiência e transparência na gestão pública.

A nova plataforma substituirá o atual sistema de protocolo, com foco em aprimorar a qualidade das ferramentas digitais disponíveis para servidores e usuários externos. A mudança busca tornar a experiência mais intuitiva e acessível, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência, reduz custos operacionais e fortalece a integração entre os órgãos municipais.

A iniciativa também reforça o engajamento e a cultura de gestão digital no serviço público, permitindo que os processos administrativos tramitem de forma totalmente eletrônica e integrada com outros entes públicos. Além disso, o sistema possibilitará o peticionamento e o acompanhamento eletrônico de processos por cidadãos e instituições, de forma externa e móvel, ampliando o acesso e a transparência das ações governamentais.

Outro diferencial é a adesão da Prefeitura de Manaus a uma rede de instituições que utilizam e colaboram para o aprimoramento contínuo da ferramenta, contribuindo para ampliar funcionalidades e melhorar a qualidade dos serviços públicos. Com isso, todas as unidades da prefeitura passam a operar em uma infraestrutura tecnológica atualizada, segura e integrada, o que deve agilizar os trâmites internos e facilitar a vida do cidadão.

Segundo Cesar Vieira, gerente de Projetos da Prodam, o sistema trará ganhos imediatos para a administração municipal.

“A implantação desse sistema reforça o papel da Prodam como parceira estratégica da Prefeitura de Manaus na transformação digital. O sistema trará ganhos de agilidade, controle e segurança, consolidando um novo modelo de gestão mais eficiente e sustentável”, afirmou.

A implantação está sendo conduzida pela Gerência de Projetos da Prodam, que já iniciou a instalação do sistema em ambiente de desenvolvimento e o levantamento técnico das integrações entre o atual sistema de protocolo e os demais sistemas da prefeitura. Também foi realizada a primeira reunião de alinhamento para definir a metodologia de mapeamento e revisão de processos.

Além da Gerência de Projetos, participam da execução as áreas de Sistemas e Infraestrutura da Prodam. O prazo de conclusão é de 36 meses, contados a partir da assinatura do contrato.

Treinamento

Na última semana, entre 24 e 27 de novembro, a Prodam promoveu um treinamento para 38 gestores municipais com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a ferramenta e sobre a gestão do Sistema. Durante o encontro, o consultor Sormany Brilhante, especialista contratado pela Prodam, apresentou experiências de implantação em órgãos de todo o país que vão ajudar a definir a estratégia de adoção do sistema na prefeitura. O treinamento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Administração.

Compartilhar
Próximo artigo
Prodam recebe prêmio bronze na categoria Gestão 500 Pontos do Qualidade Amazonas

Artigos relacionados

Ir para o conteúdo