A empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam) está presente na 47ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), que começa nesta quarta-feira (25/09), em Brasília (DF). O evento é uma realização da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Comunicação e Informação (Abep) e que neste ano traz como tema “O Brasil construindo o Estado Digital”.
Para o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, que também é diretor de tecnologia da Abep, o grande destaque desta edição do Secop é a pauta sobre transformação digital. “A Prodam está liderando o processo de transformação digital no Amazonas, e por isso, temos muito interesse em participar desse debate, conhecendo cases de outros estados e também compartilhando as experiências exitosas que temos no Amazonas, como a plataforma Detran Digital”, disse.
Proteção de Dados – Outro tema de interesse da Prodam é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Sancionada em 2018, a LGPD entrará em vigor em todo o território nacional em 2020 e impactará empresas privadas e órgãos públicos que, no exercício de suas atividades, armazenam e tratam dados (digitais ou não) de terceiros. “A Abep encomendou um estudo sobre privacidade de dados e a relação com a nova Lei, que será apresentado pela primeira vez durante o evento, no dia 26 de setembro. Temos muito interesse em conhecer esse estudo já que estamos trabalhando nas adequações dos nossos processos internos, para que, em 2020, estejamos em conformidade com a lei”, explicou a gerente de gestão e projetos da Prodam, Lilian Gibson.
O evento trará ainda discussões sobre gestão de pessoas na área de TI, infraestrutura, segurança e informação, nuvem digital e conectividade. A expectativa da organização do Secop 2019 é que mais de 700 pessoas participem do evento, todas interessadas no fortalecimento do debate sobre importância das TIC para a gestão pública. Além de João Guilherme e de Lilian Gibson, também estão no evento o diretor-técnico, Heleno Ferreira, e o diretor administrativo-financeiro da Prodam, Nilmar Oliveira.
Sobre a Prodam – A Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Estado do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.