O município de Presidente Figueiredo, o primeiro do interior do Estado a receber internet via fibra ótica, recebeu, no dia 18 de outubro, a palestra sobre o programa Amazonas Digital ministrada por técnicos da empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).
O ciclo de palestras sobre o projeto de inclusão digital que também está acontecendo em outros seis municípios do Estado faz parte da programação da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Em Presidente Figueiredo a palestra foi realizada no auditório da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) no município e contou com a presença de estudantes da universidade e da rede estadual de ensino. Conforme explica o técnico da PRODAM Cristiano Malcher, que apresentou o Amazonas Digital aos estudantes, o projeto tem como proposta promover inclusão digital junto às populações sem acesso aos recursos de tecnologia da informação e comunicação. “A missão do Amazonas Digital não é somente fornecer internet banda larga gratuita, mas, principalmente, facilitar o acesso da população aos serviços púbicos que são oferecidos pelo Governo”, destacou.
![IMG_1546](https://www.prodam.am.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/IMG_15461-300x300.jpg)
Cristiano Malcher explicou também que em Presidente Figueiredo cerca de seis órgãos, tanto da esfera estadual quanto federal, já estão utilizando a rede do Amazonas Digital. Além disso, na sede do município também estão disponíveis dois Hotspots, que são pontos de acessos gratuitos para a população: um localizado na praça da Cultura, próximo ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e outro próximo à torre da TV Amazonas. Para acessar a rede, não é mais necessário realizar cadastro. A velocidade de acesso chega a 1Mbps
O auxiliar administrativo da UEA, Rodrigo Nascimento, é usuário do Amazonas Digital e destacou que houve uma melhora significativa no sinal da rede. “Eu moro próximo a um dos pontos de acesso do Amazonas Digital e a internet antes era muito lenta. Agora, melhorou 100%. Acho que a população precisa conhecer mais como funciona esse projeto”, destacou.
Hoje, o Amazonas Digital tem 140 pontos no Estado, sendo 30 em Manaus e 110 em 15 municípios do interior. A meta é que até o final de 2013 haja no Amazonas 500 pontos de acesso ao programa através do sinal wireless (Wi-Fi).
Outras palestras
Nesta sexta-feira (19) será a vez dos municípios de Manacapuru e Maués receberem a palestra explicativa sobre o funcionamento do Amazonas Digital. No sábado, a apresentação será realizada no município de Tefé, fechando o ciclo de palestras da programação da Semana de Ciência e Tecnologia.
Por Andreia Nunes
Assessoria de Comunicação – PRODAM