Estratégia faz parte do novo modelo de negócio da empresa, voltado à eficiência operacional
A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) anunciou uma mudança significativa em sua gestão financeira e operacional, com a adoção do processo de pré-faturamento. Com a inovação, a Prodam reduziu em 100% o número de notas fiscais canceladas de alguns dos seus clientes mais importantes, como o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
O pré-faturamento é uma prática que envolve a geração de faturas e documentos fiscais antes da entrega efetiva do produto ou serviço ao cliente. Para a adoção da prática, a Prodam vem testando o novo processo desde 2022 com clientes estratégicos para o órgão.
De acordo com o superintendente de negócios da Prodam, Renato Borges, graças à nova abordagem, a Prodam agora tem um melhor controle sobre suas operações.
“O não entendimento da quantidade e dos serviços prestados geravam transtornos tanto para a Prodam quanto para os nossos clientes”, disse.
Ainda de acordo com Borges, a eficiência operacional da Prodam também aumentou significativamente. Com o pré-faturamento, a empresa ganhou mais controle sobre seus processos internos, o que resultou em uma maior agilidade na tomada de decisões e na execução de tarefas diárias.
Gestão
A Prodam, que é responsável por fornecer soluções de tecnologia da informação para o governo do Amazonas, adotou o pré-faturamento como forma de otimizar seus processos e melhorar a gestão financeira. A mudança faz parte da estratégia definida no novo modelo de negócio da empresa, implantando em 2022, focado em melhorias no processo de gestão e na eficiência operacional.
“Desde o início de 2022, a Prodam tem se reinventado para sobreviver em um segmento altamente competitivo como o de tecnologia. De lá pra cá, temos conseguido expandir nossa atuação no mercado público e também aumentar nossa presença na área privada, concluiu Borges.
Relacionamento
O Superintendente de Negócios da Prodam também comentou sobre os benefícios da adoção do pré-faturamento:
“Essa mudança não apenas reduziu nossos custos operacionais, mas também melhorou nossa relação com os clientes, pois agora podemos fornecer faturas mais precisas e transparentes. Além disso, nossa equipe interna está mais ágil e eficiente na gestão dos processos financeiros.
Sobre a Prodam
A Prodam, é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o governo do Estado do Amazonas e tem como objetivo a prestação de serviços especializados em tecnologia da informação e comunicação aos órgãos integrantes da administração pública estadual, podendo, complementarmente, atender órgãos federais, instituições privadas, administrações municipais e outras administrações estaduais.
Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.