Governo do Amazonas firma acordo com prefeitura de Coari para levar conectividade banda larga ao município

O Governo do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Coari assinaram, ontem (1/8), em Coari,  o Termo de Cooperação Técnica que prevê a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações no município de Coari. Com o acordo, o município terá acesso à Internet banda larga oriunda do gasoduto Coari-Manaus e, em contrapartida, o governo do Estado utilizará a rede Cidade Digital do município para conectar órgãos públicos como delegacias, hospitais e escolas.

O documento foi assinado pelo diretor- presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva, e pelo Prefeito de Coari, Adail José Figueiredo Pinheiro. A ação integra o projeto Rede Estadual de Telecomunicações, que tem como objetivo abrir caminhos para que municípios do interior do Amazonas possam ter acesso à internet com melhor qualidade.

De acordo com João Guilherme, a iniciativa conectará as instituições das esferas municipal, estadual e federal de maneira a assegurar prestação de serviço de melhor qualidade à população. “Levar internet banda larga para os municípios do Amazonas é garantir que a população do interior tenha acesso aos serviços públicos com a mesma eficiência e no mesmo tempo que a população da capital, o que ainda não acontece hoje em dia”, afirmou.

A Delegacia e o Hospital Regional de Coari já contam com internet banda larga. Outros órgãos estaduais, presentes no município, como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) serão conectados até o final do ano. “Tudo isso significa uma melhoria na qualidade do atendimento, uma resposta mais rápida aos cidadãos”, destacou o governador Wilson Lima.

Cidades Digitais –A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Amazonas e a prefeitura de Coari só será possível porque, em 2013, a Prodam e a Secretaria de Ciência e Tecnologia fizeram os projetos para dotar os municípios de Coari, Manacapuru e Manaquiri de infraestrutura de telecomunicações. Os projetos foram contemplados com o programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. Com o recurso recebido do governo federal foi possível instalar uma rede de fibra ótica na sede do município, conectando os órgãos públicos.

Compartilhar
Artigo anterior
Solução da Prodam automatiza cálculos da folha de pagamento dos professores estaduais
Próximo artigo
Para executar o projeto de transformação digital do Amazonas, Prodam triplica sua capacidade de memória em ambiente virtual

Artigos relacionados

Indisponibilidade Temporária de Ligações Externas

Pular para o conteúdo