O governador Omar Aziz realizou nesta quinta-feira (19.07), no bairro João Paulo II, o lançamento do programa Ronda no Bairro na zona leste de Manaus. Com a implantação do Programa, o número de Distrito Integrado de Policia (DIP) nesta área da cidade dobrou de quatro para oito. Serão 226 viaturas atuando na área, sendo 100 veículos quatro rodas e 126 motocicletas. O número de efetivos policiais também aumentou, passando de 400 para 1.161.
Durante a cerimônia de lançamento, o Governador Omar Azis afirmou que a expansão do Programa deve continuar nas próximas semanas. “No dia 26 de julho vamos inaugurar o Ronda no Bairro na zona centro Sul e até o mês de setembro o Programa estará implantado em todas as zonas da cidade”, afirmou.
Tecnologia
Para o lançamento do Programa na zona leste, o Governo do Amazonas investiu na modernização da infraestrutura tecnológica, que dá suporte ao funcionamento do Programa Ronda no Bairro, na zona Leste de Manaus. Foram instalados 80 quilômetros de rede de fibra ótica, que permitiu a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), em todos os oito distritos policiais da zona Leste. O serviço foi executado pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), que também foi responsável pelo desenvolvimento do SISP.
O diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, explica que a implantação do SISP nas delegacias da zona Leste, permitirá que o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), tenha controle sobre as ações que serão desenvolvidas nos DIPS da região. A incorporação de tecnologias inovadoras ao sistema de segurança pública deverá agilizar o atendimento de ocorrências.
O diretor frisa que as delegacias da zona Leste comportam uma completa infraestrutura de rede, composta por cabos de fibra ótica, instalações elétricas e novos equipamentos. Cada unidade comporta um servidor, destinado ao armazenamento de voz e imagem, gerados pelas viaturas do Ronda no Bairro. O servidor tem capacidade para armazenar até 2 terabytes de informações. Os DIPS estão equipados, também, com antena de sinal wireless (wi fi), exclusiva para tráfego de dados.
Todas as viaturas do programa estão equipadas com equipamento de GPS, que dá a localização exata do veículo e permite o acompanhamento do percurso, durante os deslocamentos. Cada viatura tem 6 câmeras instaladas, sistema de radiocomunicação, 1 telefone móvel (que será afixado no veículo), um identificador biométrico, 1 impressora para impressão do resumo do Boletim de Ocorrência e tablet, para acesso ao SISP. As imagens geradas no veículo são transmitidas, instantaneamente, ao CIOPS através de sinal de 3G. Ficam, também, armazenadas, nas viaturas, pelo período de 15 dias e no Data Center da Prodam.
A partir da implantação do Ronda no Bairro, o sistema de segurança pública passou a contar com um equipamento chamado de video wall e o novo sistema de radiocomunicação, que mudou de analógico para digital, conforme explicou Paiva. O novo sistema radiocomunicação, diz ele, permite, inclusive, a localização geográfica de cada policial, que está utilizando o radiotransmissor durante o policiamento de rua.
O videowall é um equipamento composto por uma série de monitores, interligados entre si e sobrepostos, de modo a formar uma grande tela. Três destes equipamentos estão disponíveis no CIOPS – um na sala de crise, outro na de monitoramento e o último na sala de despacho.
Por Três Comunicações/Isabela Castro Catarino