Mais de 150 empresas já se cadastraram no novo portal de NFC-e da Sefaz

site e app
Portal e Aplicativo da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica são ferramentas desenvolvidas pelas equipes da PRODAM

Mais de 150 empresas do Amazonas já estão cadastradas no novo Portal Estadual da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), aptas a emitir o documento para os seus clientes. Lançado pela Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz/AM) há menos de um mês, o portal foi desenvolvido pela PRODAM para facilitar o atendimento ao usuário. O portal tem sido bastante acessado na busca por informações sobre cadastro e para emissão dos documentos online.

De acordo com o chefe do Centro de Estudos Econômicos e Tributário da Sefaz (CEET), Sergio Figueiredo, nas duas últimas semanas, os serviços mais acessados no portal www.nfce.sefaz.am.gov.br  foram o download do Emissor Gratuito de NFC-e, a Cartilha e a lista de Perguntas e Respostas (FAQ). “O número de emitentes (empresas aptas a emitir a NFC-e) ultrapassou a marca de 100 estabelecimentos. O Amazonas foi o primeiro Estado a atingir esta marca. Já são 138 empresas emitindo NFC-e no Estado, em praticamente todos os segmentos do varejo”, pontua.

O diretor presidente da PRODAM, Tiago Paiva, acredita que a estruturação do site, que permite a facilidade da navegação, é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do projeto. Kleverson Santana, da Supervisão de Web Design da PRODAM, explica que o Portal Estadual da NFC-e foi concebido como principal canal de comunicação entre a Sefaz e os consumidores, empresários e desenvolvedores de soluções para o varejo. “Graças a uma interface moderna e dinâmica, estes três públicos estão encontrando todas as informações e serviços de interesse, com poucos cliques. Por meio do portal, o consumidor poderá consultar suas notas. O empresário poderá obter todas as informações para utilizar o novo sistema. E o desenvolvedor encontrará a documentação técnica atualizada para produzir soluções inovadoras para o mercado”, relacionou.

Segundo Kleverson, o objetivo da equipe foi construir um site prático, com o maior número de elementos visíveis, mas com acesso direto ao serviço principal da página, que é a consulta da NFC-e por meio do código eletrônico que é gerado a partir do preenchimento da nota. “Por isso, o desenho do site e todas as suas funcionalidades foram criados a partir da percepção do empresário que emite a NF via web e do usuário que irá recebê-la e precisa confirmar sua validade”.

Outro recurso disponibilizado pela Sefaz que está sendo muito acessado é o download do Aplicativo para Smartphone, também desenvolvido pela Divisão de Inovação da PRODAM, para plataformas Android e iOS. O aplicativo permite a consulta da NFC-e pela leitura do QR-Code, o código de barras bidimensional impresso no comprovante da NFC-e e está recebendo avaliações positivas dos usuários.

O chefe da Divisão de Inovação, Tullio Demasi, responsável pelo aplicativo mobile, ressalta que a ferramenta também é uma alternativa de consulta rápida que pode ser acessada em celulares, tablets e ipads. “O aplicativo é gratuito e de simples manuseio, tanto para baixar quanto para realizar as consultas. Ele está disponível nas lojas Google e Apple”, pontua.

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é o novo documento fiscal que será adotado por todos os estabelecimentos comerciais do Amazonas até o final de 2014. O novo sistema permite que a Sefaz receba em tempo real as notas emitidas no comércio varejista, por meio da internet. A NFC-e pode ser emitida em qualquer tipo de plataforma: desktops, notebooks, tablets e até celulares. O consumidor poderá consultar a validade a qualquer momento, pelo Portal Estadual da NFC-e ou pelo Aplicativo Mobile.

Compartilhar
Artigo anterior
Sigeam é destaque na 1ª Semana de Informática do Ifam
Próximo artigo
Foco em sustentabilidade marca abertura do Secop 2013 em Vitória

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo