Mais de 60 mil responsáveis já se cadastraram no Portal Matrículas Amazonas, e período para transferência de alunos inicia nesta quarta-feira (9)

Mais de 60 mil responsáveis já se cadastraram no Portal Matrículas Amazonas (www.matriculas.am.gov.br).  O cadastro é necessário para realizar a matrícula de novos alunos na rede pública de ensino e para aqueles que já estão matriculados, mas que desejam realizar transferência de escola. Em 2019, a estimativa é de 143.060 vagas ofertadas pelo Governo do Estado e 40.168 vagas pela Prefeitura de Manaus.

De acordo com o calendário escolar divulgado pelo Governo do Amazonas e pela Prefeitura de Manaus, no dia 9 de janeiro, à zero hora inicia o período de matrículas dos alunos que já estudam na rede pública de ensino e que desejam trocar de escola. As transferências poderão ser realizadas pelo site até o dia 13 de janeiro.

Nos dias 14 e 15 de janeiro, o sistema será liberado exclusivamente para a matrícula de alunos novos com deficiência. No dia 16 de janeiro, também à zero hora, tem início o período de matrícula de novos alunos, quando, historicamente, são registrados os maiores acessos pela procura de vagas. Após realizar a reserva da vaga pelo Portal de Matrículas, os responsáveis têm até três dias úteis para entregar os documentos dos alunos na escola mais próxima de sua residência e, assim, concretizar a matrícula.

“Em 2018, os técnicos da Prodam registraram 20 mil acessos ao Portal da Matrícula nos primeiros cinco minutos após a liberação do sistema. Por isso, é importante que os responsáveis se adiantem e já realizem o cadastro no site”, explicou a supervisora dos sistemas de educação da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), Polyanna Wenze da Silva.

Cadastro – Os responsáveis devem realizar o cadastro no portal Matrículas Amazonas, inserindo nome, e-mail, CPF. Também é recomendável que o responsável faça o registro dos estudantes que serão matriculados para o ano letivo de 2019. Caso o aluno não seja da rede pública de ensino, o processo é igual. Primeiro o responsável se cadastra e, em seguida, faz o cadastro do estudante que está migrando da rede privada.

Para as escolas da rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM) estima ofertar 10.215 vagas do 1º ao 5º ano do Ensino  Fundamental; 17.109 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); 50.841 vagas são para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 64.895 para o Ensino Médio.

 

Compartilhar
Artigo anterior
Mais de 54 mil solicitações de reservas de vagas para alunos novos são registradas nas primeiras horas de matrículas
Próximo artigo
Pela primeira vez, nome indicado pelo governador para a presidência da PRODAM passa pela avaliação do Comitê de Elegibilidade

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo