MalariaTrat: aplicativo da Prodam é exemplo de tecnologia a serviço da saúde

App auxilia profissionais de saúde no tratamento da malária

Prestes a completar oito anos no ar, o aplicativo Malariatrat desenvolvido pela Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), em parceria com Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), chegou à marca de mais de 2 mil downloads e já está acessível em 176 países. 

O app permite que os profissionais da saúde tenham acesso ao protocolo do Ministério da Saúde, com todos os dados referentes à forma mais adequada para o tratamento de pacientes diagnosticados com a malária. 

O gerente de sistemas da Prodam, Abel Neto, explica que o Malariatrat foi desenvolvido, inicialmente, em 2016, como uma ferramenta para auxiliar profissionais da área da saúde, como técnicos e microscopistas dos laboratórios da FVS-RCP que atuam em todo o Amazonas. 

Segundo Abel, ao longo do tempo, a eficiência e a simplicidade tornaram o app popular em outros locais que também registram casos de malária.

“Nossos registros marcam 2.390 mil downloads do app, a maior parte no Brasil, mas também temos registros de instalações em países como Colômbia, Costa do Marfim, Guiana Francesa, Moçambique e Etiópia”, afirmou o gerente da Prodam.

O Malariatrat fortalece a ação dos profissionais de saúde ao compreender a escolha do tratamento adequado para a cura da malária. 

“A partir de então, busca-se expandir a divulgação do aplicativo para alcançar todos os profissionais que desempenham diariamente a função crucial de tratar pessoas afetadas por essa doença, contribuindo assim para o controle da malária no Estado do Amazonas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.  

Tecnologia

O aplicativo faz o cálculo da medicação de acordo com o peso e idade do paciente e o tipo de malária diagnosticada. E ainda traz informações sobre Doença de Chagas, Tuberculose e deficiência de G6PD e cuidados na administração da Primaquina (medicação).

De acordo com Abel, depois de realizado o donwload, o app pode ser utilizado de maneira offline, sem estar conectado à Internet. “É essa possiblidade de utilizá-lo sem Internet que faz dele uma ferramenta útil em locais como interior do Amazonas ou países da América Central”, destacou. 

Compartilhar
Artigo anterior
Governo do Estado investe em tecnologia no Passe Livre Estudantil 2024
Próximo artigo
Sobre Hospedagem em Servidor Dedicado

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo