Matrículas realizadas via Internet aumentam em mais de 819% no AM

O total de matrículas feitas via Internet para a rede pública de ensino, estadual e municipal, já registra um aumento de mais de 819,61% em 2016 em comparação a 2015. Foram realizadas mais de 176.477 requisições de matrículas do dia 11 a 27 de janeiro, sendo, destas, 103.852 feitas totalmente online. No ano passado, das 157.793 solicitações, apenas 11.293 foram feitas via internet.

O resultado deve-se à parceria entre as secretarias de Estado e do Município de Educação com a Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A – PRODAM, a partir do uso de um sistema que possibilita a efetivação de todas as matrículas online, pelo site www.matriculas.am.gov.br.

O resultado dessa parceria foi percebido com o término das enormes filas que se formavam nos anos anteriores nas escolas, em um processo que levava centenas de pais e responsáveis pelos alunos a amargarem horas de espera, madrugada adentro, para conseguirem um atendimento e uma vaga.

Do total de matrículas realizadas este ano, ao todo 98.454 foram para a rede estadual de ensino, sendo, mais de 57.500 delas, realizadas via internet, representando 1.014,44% a mais que no ano passado. A rede municipal também registrou aumento significativo, cerca de 655,70% matrículas a mais que em 2015. De acordo com o supervisor de manutenção de sistemas de educação na PRODAM, Aquiles Freitas Ventilari, por conta da adesão da matrícula online a população não necessitou mais ir de madrugada para as escolas, tomar sol e chuva. “Desde o primeiro dia a PRODAM colocou uma equipe para realizar o monitoramento do sistema de matrículas, visando a atender às demandas e se preparar para quaisquer eventualidades”, comentou.

Comparado ao ano passado, as solicitações de matrícula presencial caíram em 50,43%. “Foram cerca de 72.625, enquanto que em 2015 houve 146.500”, informou o supervisor da PRODAM, que acredita que no próximo ano este número deve sofrer uma queda ainda maior.

O diretor técnico da PRODAM, Daniel Tadeu Martinez, adianta que a PRODAM irá trabalhar no próximo ano para aumentar ainda mais a capacidade do site para que mais uma vez a população tenha tranqüilidade para a realização de matrículas e transferências. Além disso, a empresa também irá desenvolver um aplicativo móvel para a realização do serviço.
“Notamos que 40% dos acessos no site de matrículas eram realizados via dispositivo móvel e isso mostra que as pessoas estão cada vez adeptas a praticidade e comodidade proporcionada pelo smartphone e tablet”, salientou Martinez.

Compartilhar
Artigo anterior
Prodam realiza I Hackathon PRODAM 2016
Próximo artigo
PRODAM sai na frente e amplia licenças paternidade, maternidade e adoção

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo