Maués implanta Sistema de Gestão Educacional  da Prodam para modernizar rede escolar

O sistema modernizará rede de ensino e beneficiará mais de 11 mil alunos

A Prefeitura de Maués (a 276 km de Manaus) iniciou a implantação do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), uma solução tecnologica desenvolvida pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam). A plataforma digitalizará os processos escolares e atenderá mais de 11 mil alunos da rede municipal de ensino.

O Sigeam já é usado pela rede estadual de ensino e pela Prefeitura de Manaus. A adoção em Maués permitirá que a Secretaria Municipal de Educação tenha controle efetivo das atividades, da trajetória dos alunos e do planejamento pedagógico.

A ferramenta integra a gestão de todas as escolas e oferece diversas funcionalidades, entre elas o Diário Digital, que permitirá aos professores de Maués registrar eletronicamente dados como frequência diária, notas parciais e o conteúdo de cada aula. Com o recurso, professores e gestores terão um controle mais preciso da assiduidade e do desempenho dos estudantes.

O superintendente de negócios da Prodam, Renato Borges, destacou a importância do projeto. “O Sigeam e o Diário Digital vão permitir que Maués modernize sua rede de ensino, alinhando-se aos padrões de gestão que já funcionam em Manaus e na rede estadual. É um avanço significativo para a educação do município”, afirmou.

Implantação

A primeira fase da implantação começou no dia 1º de agosto de 2025, com uma reunião de alinhamento entre a equipe da Prodam e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Maués. Segundo a gerente de implantação do projeto pela Prodam, Cleane Teixeira, o encontro serviu para apresentar o time da Prodam que trabalhará no Projeto e alinhar os primeiros passos.

“Até o início de setembro, técnicos da Prodam estarão em Maués para fazer a instalação do sistema, treinamentos com os profissionais da educação e testes de funcionamento da plataforma. A previsão é que o sistema esteja totalmente implantado em até seis meses”, afirmou Cleane.

Compartilhar
Artigo anterior
Prodam destaca benefícios da conectividade em cidades amazônicas em evento do Ministério das Comunicações
Próximo artigo
Prodam recebe embaixador de El Salvador 

Artigos relacionados