Nova comissão da Cipa PRODAM toma posse da gestão 2012

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da PRODAM já está atuando sob nova gestão. Composta por quatro representantes do empregador e quatro representantes do empregado, a CIPA da PRODAM tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa.

E para cumprir com essa missão, a nova gestão da CIPA 2012 já deu início aos trabalhos, é o que explica a nova presidenta da comissão, Paula Tavares Amorim (DSUPR). “Para marcar o início das atividades da nova gestão, a CIPA se reuniu, na semana passada, com os chefes da área administrativa. O encontro foi muito produtivo. Conseguimos dar andamento a algumas situações que estavam pendentes e também demos início a novas ações”, disse.

Membros da CIPA Prodam 2012 - Areolino Santana, Waldecleber Gonçalves, Paula Amorim, Rondinelli Holanda, Daniel Coimbra (da esquerda para direita)

Saiba mais

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. Este instrumento de prevenção surgiu a partir de uma sugestão de trabalhadores de diversos países reunidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles recomendaram a criação dos Comitês de Seguridade para grupos de 20 trabalhadores. Nos mais de 150 países atualmente filiados à OIT existem órgãos com diferentes nomes mas com uma só função: preservar a integridade do trabalhador.

As atribuições básicas de uma CIPA são as seguintes:

1.Investigar e analisar os acidentes ocorridos na empresa.
2. Sugerir as medidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias por iniciativa própria ou sugestão de outros empregados e encaminhá-las ao presidente e ao departamento de segurança da empresa.
3. Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança, ou ainda, de regulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador.
4. Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).
5. Sugerir a realização de cursos, palestras ou treinamentos, quanto à engenharia de segurança do trabalho, quando julgar necessário ao melhor desempenho dos empregados.
6. Registrar nos livros próprios as atas de reuniões ordinárias e extraordinárias e enviar cópia ao departamento de segurança.
7. Preencher ficha de informações sobre situação da segurança na empresa e atividades da CIPA e enviar para o Ministério do Trabalho. Preencher ficha de análise de acidentes. Deve ser enviada cópia de ambas as fichas ao departamento de segurança da empresa. O modelo destas fichas pode ser encontrado em qualquer DRT.
8. Elaborar anualmente o Mapa de Risco.

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM promove curso interno de Formação de Líderes
Próximo artigo
Programa Ronda no Bairro entra em operação

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo