Novo Airão recebe sinal de Internet do Amazônia Conectada

Praça do Dinossauro, onde está instalado o Acess Point da Prodam em Novo Airão.jpg

A população de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) já pode acessar gratuitamente o sinal de Wi-Fi do projeto Amazônia Conectada, que está disponível na praça dos Dinossauros, localizada na região central do município. O sinal está liberado desde o dia 5 de setembro, quando a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) concluiu a instalação dos equipamentos de telecom que se comunicam com o sinal oriundo das fibras ópticas subfluviais mantidas pelo Exército Brasileiro.

Segundo o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, a empresa já realizou os estudos técnicos para montar uma rede governamental no município. “Nosso objetivo é que, até final de outubro deste ano, 11 órgãos públicos estaduais, como escolas, delegacias, hospitais, entre outros, conectem-se, via sinal do Amazônia Conectada, ao datacenter do governo estadual, localizado na Prodam. Essa ação vai garantir que os serviços públicos sejam ofertados de maneira muito mais eficiente à população”, garantiu.

O próximo município a ser contemplado com a distribuição do sinal do Amazônia Conectada é Barcelos, onde os estudos para a criação da rede governamental também já foram concluídos. “Em Barcelos, nosso estudo demonstrou que há pelo menos 13 órgãos públicos estaduais que irão compor a rede governamental, e a nossa previsão é que até novembro essa rede já esteja operando. Depois vamos nos concentrar para fazer esse mesmo trabalho em Iranduba e Manacapuru”, explicou João Guilherme.

Em todos esses locais, há um esforço conjunto entre o Exército Brasileiro, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a Prodam para que o sinal melhore a eficiência da máquina pública e a oferta dos serviços públicos aos cidadãos.

História – Lançado em 2015, o Amazônia Conectada prevê, apenas no estado do Amazonas, o lançamento de 9 mil quilômetros de fibra, distribuídas em seis infovias: rio Solimões, rio Negro, rio Madeira, rio Juruá, rio Japurá e rio Purus. O projeto ficou três anos parado, e foi retomado agora, em 2020, em uma ação conjunta envolvendo a RNP, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e o Exército Brasileiro, subordinado ao Ministério da Defesa.

Compartilhar
Artigo anterior
Sistema de Gestão de Documentos é oficializado para tornar mais eficiente, transparente e econômica a comunicação entre órgãos estaduais
Próximo artigo
Com tecnologia da Prodam, Estado e Prefeitura concluem censo escolar antes do previsto

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo