Órgãos estaduais iniciam o envio de informações para o sistema e-Social, do Governo Federal

O governo do Amazonas iniciou o envio de informações para o e-Social, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, que unifica o envio das informações dos empregados ao governo de uma forma simplificada. A operação é coordenada pela Secretaria de Administração e Gestão (Sead), com o apoio tecnológico da Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).  

 

Em implantação desde 2014, o envio das informações dos servidores e funcionários públicos só se tornou obrigatório no último dia 21 de julho e acontecerá, de maneira gradual, até o final de 2022. Para fazer a comunicação com o sistema do governo federal, a Prodam desenvolveu uma solução de mensageria integrada à solução de gestão de recursos humanos adotado pelos órgãos estaduais, o ProdamRH.  

 

De acordo com o analista de T.I da Prodam, Charles Uchoa, a mensageria é uma tecnologia que garante o envio e o recebimento de mensagens, entre sistemas, de forma rápida e segura. “Desenvolvemos uma solução que é totalmente aderente às exigências do governo federal. Assim, os gestores cadastram as informações no ProdamRH e o sistema de mensageria faz o tratamento, a autenticação digital e o envio para a plataforma do e-Social”, afirma Charles.   

 

Charles explica ainda que os gestores dos órgãos têm total autonomia em relação à ferramenta.  “Além do envio seguro das informações, a nossa solução também conta com um dashboard, uma espécie de painel inteligente, onde os usuários do ProdamRH vão poder visualizar e receber alertas sobre o que está pendente de envio e poder comandar o envio das informações nas devidas datas”, explicou.

 

A Secretária Executiva Adjunta de Gestão de Recursos Humanos (SGRH), Andreza Helena, destaca que a Sead está tomando todas as medidas para que as informações sejam encaminhadas corretamente, cumprindo os prazos. “Os órgãos públicos integram o grupo 4, e até o dia 21 de novembro, estaremos enviando informações de servidores e seus vínculos. Até a fase 4, em julho de 2022, será obrigatório o envio de informações de segurança e saúde no trabalho”, destacou Andreza. As informações de folha de pagamento serão exigidas a partir de abril de 2022.  

 

Próximas fases – De acordo com o calendário de implantação do e-Social, nesta primeira fase, os órgãos públicos devem enviar apenas informações gerais como informações dos órgãos e tabelas. A partir de novembro será obrigatório o envio de informações relativas a admissões, afastamentos e desligamentos. Somente em abril de 2022, será obrigatório o envio da folha de pagamentos dos órgãos. 

 

FOTO: Divulgação Prodam

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A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

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