No último dia 14 de julho, a Prodam concluiu a segunda auditoria interna em seu Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI). Durante o encerramento oficial, o auditor interno Vagner Santos parabenizou a Prodam pela qualidade dos processos e pelos serviços oferecidos ao Amazonas e recomendou que a empresa agende a auditoria da certificação 27001.
“Comparando com a auditoria interna anterior realizada em março de 2023 houve um significativo avanço, reduzindo as não conformidades de mais de 48 itens para apenas 6. Diante dessa evolução, recomendo que a empresa busque a certificação 27001 por meio de um órgão certificador externo. Acredito que a Prodam está apta a obtê-la”.
O presidente Lincoln Nunes reforçou a importância dessa conquista e ressaltou que a certificação ISO 27001 será um diferencial para a maior confiança do cliente e realizar novos negócios. Ele manifestou a intenção de obter a certificação até outubro deste ano.
“A Prodam, sua equipe e seus gestores estão de parabéns pelos avanços realizados. Chegamos a um patamar em que apenas a ISO 9001 não é suficiente para conquistarmos novos negócios. Por isso, vamos em frente e a nossa meta é terminar 2023 certificados em Segurança da Informação”, disse.
Processo
Lilian Gibson explicou que a auditoria interna teve como objetivo avaliar as práticas atuais e o progresso alcançado até o momento em relação à documentação e às evidências de conformidade com os requisitos da ISO 27001.
Ela destacou que muitos dos processos avaliados na auditoria interna de segurança já fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade, e agora o foco está na implantação dos documentos obrigatórios que ainda não existiam, na melhoria dos processos já implementados, incluindo neles a visão da segurança da informação de responsabilidade de cada área e, principalmente, na implementação dos controles definidos nas normas vigentes, bem como na elaboração dos planos de ação correspondentes.
A auditoria foi conduzida por uma consultoria de São Paulo e abrangeu diversas áreas da Prodam, incluindo gerências da área administrativa e técnica.
Por que a certificação ISO 27.001 é boa para a Prodam?
O encerramento oficial ocorreu no auditório da Cassimiro de Araújo, com a presença dos gestores da empresa, do auditor contratado Vagner Santos, do presidente da Prodam, Lincoln Nunes, da diretora administrativo-financeira Cristianne Martins e Gerente de Segurança da Informação e Qualidade, Lilian Gibson.