Os pregões eletrônicos da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do governo estadual, agora são feitos pelo Compras.gov.br (antigo Comprasnet 4.0). O portal é o maior do país na área de aquisição de bens e serviços para o setor público.
O sistema utilizado anteriormente era o Licitações-e, do Banco do Brasil, que também é um portal de compras, porém com ônus para a Prodam e também para os fornecedores cadastrados na plataforma.
“Um exemplo concreto sobre a ampliação da competitividade foi o último pregão eletrônico realizado no mês de janeiro deste ano para a contratação dos serviços de limpeza e conservação, com participação de 28 licitantes. Esse número no sistema Licitacoes-e/BB não ultrapassava o máximo de cinco licitantes, e isso seria no melhor cenário”, destacou Cleane Texeira, presidente da Comissão de Licitação da Prodam (Comli).
De acordo com Cleane, o sistema trouxe ainda outros benefícios para a Prodam. “O portal tem permitido maior economia, facilidade e rapidez nas aquisições de bens e serviços. Além de proporcionar maior transparência aos processos licitatórios, que agora podem ser acompanhados em tempo real pelo Compras.gov.br”, destacou.
Sobre o sistema – O portal Compras.gov.br foi desenvolvido para servir simultaneamente à sociedade, aos fornecedores e à administração federal. Assim, suas informações e serviços estão distribuídos em áreas de conteúdo específicas para cada público.
Para a sociedade, estão disponíveis informações que permitem a qualquer cidadão acompanhar as contratações do governo. O cidadão também pode acompanhar, em tempo real, as aquisições por pregão eletrônico e observar o valor dos lances apresentados pelos fornecedores.
Para os fornecedores, além das informações disponíveis sobre as licitações e contratações, o portal coloca à disposição uma série de serviços, alguns deles gratuitos, outros disponíveis em pacotes fornecidos por assinaturas e outros faturados a cada acesso.