PRODAM apresenta projeto de modernização do seu parque tecnológico

Presidente da Prodam Fábio Naveca e o secretário da SEDUC Gedeão Amorim com a equipe técnica do projeto

A Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM) apresentou ontem (30), para os gestores das secretariais estadual e municipal de educação, o projeto PRODAM UP. Em curso desde agosto deste ano, o projeto tem como objetivo modernizar o parque tecnológico da Empresa por meio da adoção de uma nova infraestrutura de T.I, proporcionando o aumento de desempenho no processamento das soluções hospedadas no ambiente da PRODAM.

Hoje, sistemas críticos como educação e trânsito estão hospedados na plataforma alta, conhecida como mainframe. Com o projeto, todas as aplicações desenvolvidas pela PRODAM serão migradas para a nova plataforma hiperconvergente, também chamada de Nutanix. A mudança vai proporcionar um melhor desempenho na execução dos sistemas, possibilitando maior eficiência operacional e extinguindo os gargalos em períodos de maior processamento, além de possibilitar a evolução das aplicações em um futuro próximo.

O diretor presidente da PRODAM, Fábio Naveca, explicou por que os serviços de educação foram escolhidos para serem os carros-chefes da mudança. “Os sistemas de educação representam 63% do volume total de informações processadas em nosso Datacenter. Além disso, são as soluções que possuem o maior número de clientes acessando simultaneamente, com aplicações que também são utilizadas pela população, como o sistema de matrícula e o portal educacional”.

Após a apresentação, o secretário de estado de Educação, Gedeão Amorim, falou da expectativa sobre a nova plataforma. “Fico muito alegre porque neste ano vamos superar alguns gargalos que estavam sendo criados em processos importantes como a matrícula”, disse o secretário, referindo-se à matrícula eletrônica realizada via aplicativo e site web e que, em 2018, teve mais de 20 mil acessos nos primeiros cinco minutos após a liberação do sistema.

Já o chefe do departamento de planejamento da Secretaria Municipal de Educação, João Carlos da Silva Filho, falou sobre a importância de modernizar o parque tecnológico da PRODAM. “A solução de compactar a infraestrutura, reduzir custos e otimizar a utilização dos recursos é interessante para todos: estado, municípios e demais clientes da PRODAM”, disse.

Testes

“A partir do dia 1 de novembro, os técnicos da Semed e da Seduc já poderão testar a nova plataforma. E no dia 15 de novembro acontecerá a migração efetiva. Visualmente, as mudanças não serão aparentes, no entanto, os usuários perceberão uma maior eficiência no processamento dos sistemas”, explicou Naveca.

O projeto PRODAM UP iniciou em agosto de 2018 e a previsão é que ele seja concluído até junho de 2019, quando todas as aplicações da empresa estiverem operando na nova plataforma hiperconvergente. Já em janeiro está prevista a migração dos sistemas de trânsito, seguida das aplicações de folha de pagamento.

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM recebe público superior a 100 pessoas nas visitas técnicas realizadas em outubro
Próximo artigo
PRODAM desenvolve novo Portal Educacional para Seduc

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo