Aprovada em auditoria interna, empresa está a um passo de ser a primeira entre órgãos públicos da região Norte a obter a certificação
A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), órgão de tecnologia do governo do Amazonas, está prestes a se tornar a segunda entidade de tecnologia pública do país a obter a certificação na ISO 27001, que estabelece as normas internacionais de segurança da informação. A última etapa do processo de certificação acontecerá na segunda quinzena de outubro e será conduzida pela auditoria externa Fundação Vanzolini.
Lincoln Nunes, diretor-presidente da Prodam, destacou a importância dessa certificação não apenas como uma garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos serviços oferecidos pela empresa, mas também como um testemunho do compromisso da Prodam em manter padrões excepcionais de segurança.
” Com a obtenção da ISO 27001, a Prodam solidifica sua posição e conquista a confiança tanto de clientes atuais quanto dos futuros, proporcionando-lhes a tranquilidade de que seus dados estão sendo tratados com a devida proteção, afirmou Nunes.”
Processo
Segundo a gerente de segurança da informação e qualidade da Prodam, Lilian Gibson, o processo de concepção do Sistema de Gestão da Segurança da Informação teve início em 2020, quando a empresa começou a focar na escrita dos principais processos e revisar as normas segurança da informação, mas o processo efetivo de certificação na norma iniciou em março de 2023, quando a empresa iniciou a fase de auditoria interna.
“Há pouco mais de um ano a Prodam vem trabalhando na criação dos processos obrigatórios e complementação das normas porque entendemos a importância de termos um ambiente tecnológico cada vez mais seguro para o Estado e para os nossos clientes da iniciativa privada. É importante destacar que este projeto contou com o trabalho e envolvimento de todas as áreas da empresa, e todos os empregados da Prodam fazem parte de mais essa conquista”, disse.
Etapa final
A última fase da auditoria externa acontecerá entre os dias 18 e 27de outubro de 2023, quando a auditoria externa coletará as evidências necessárias que a Prodam está aderente à ISO 27001. A expectativa é que a certificação seja homologada até o final de 2023.
Sobre a Prodam
A Prodam, é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o governo do Estado do Amazonas e tem como objetivo a prestação de serviços especializados em tecnologia da informação e comunicação aos órgãos integrantes da administração pública estadual, podendo, complementarmente, atender órgãos federais, instituições privadas, administrações municipais e outras administrações estaduais.
Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.