Prodam celebra 53 anos de história dedicada à sociedade amazonense

Aniversário da empresa é marcado por crescimento financeiro e aumento da participação no mercado privado

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) celebra nesta segunda-feira (10/07) 53 anos de história levando soluções em tecnologia que descomplicam a vida dos cidadãos amazonenses. Para comemorar a data, houve uma cerimônia na sede da empresa. Entre os destaques, foi apresentada a nova visão de futuro da Prodam que é ser reconhecida como a melhor opção de serviços digitais no Amazonas tanto para a gestão pública quanto para a iniciativa privada.

Participaram do evento o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, a diretora administrativo-financeira da empresa, Cristianne Martins, o presidente da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes Filho, e o presidente do conselho de administração da Prodam, Alessandro Moreira.

Em um ano repleto de realizações, a Prodam teve o seu crescimento financeiro como um dos principais motivos para comemorar. “Temos muitos motivos para celebrar como, a nossa busca por mais parceiros que trazem novas oportunidades de negócios, novas metodologias de entregas de projetos e também o aumento da nossa presença no interior do estado, destacou o presidente da Prodam, Lincoln Nunes.

“Tudo isso reflete em uma nova Prodam, que reinventa seus processos pensando em melhorar a vida do cidadão e ao mesmo tempo consegue ser uma empresa sustentável financeiramente, cujo lucro é reinvestido no incremento dos recursos tecnológicos do governo estadual”, complementou. 

Transformação

Seguindo orientações estratégicas do governo Wilson Lima, a Prodam vem passando por uma reestruturação administrativa visando melhorar o desempenho econômico e financeiro da empresa. Os esforços começam a dar resultados positivos. Em 2021, a Prodam fechou o ano sem dívidas.

Em 2022, o faturamento da Prodam aumentou em 23,13% em comparação ao ano anterior, e o recebimento efetivo cresceu 27,82% em relação a 2021, resultando em um lucro operacional de R$ 6 milhões. 

O presidente Lincoln Nunes comentou sobre esses resultados. “A Prodam sempre foi considerada como braço tecnológico do Estado e vimos passando por um processo de modernização. Estamos recuperando a empresa desde a nossa entrada aqui, em 2020, e hoje estamos em uma condição mais tranquila de manutenção de empregos, de geração de tecnologia, de adequação da tecnologia às nossas necessidades e espero mais 53 anos em que a gente continue sendo e mantendo a tecnologia do Estado aqui na Prodam”, disse. 

Entre os avanços, o presidente da Prodam destacou os investimentos na reposição do parque energético e na atualização do parque tecnológico da Prodam, com foco especial na área de datacenter e telecomunicação. Outro destaque foi a ampliação da capacidade de processamento, armazenamento e o fortalecimento dos ativos de tecnologia. Além disso, a empresa vem priorizando o capital humano e, até o início deste mês de julho já chamou 47 novos funcionários aprovados no último concurso público. 

História 

Criada pela Lei Estadual 941 de 1970, a Prodam entrou em operação em 1972 com a missão de ser o cérebro eletrônico do governo do Amazonas. O primeiro supercomputador da Prodam foi um Burroughs 500, que ocupava um espaço de 100m2. Desde então a Prodam se manteve na vanguarda, sempre com os mais modernos recursos tecnológicos.  

A Prodam esteve presente nos processos de modernização de todos os serviços do governo estaduais, desde processos envolvendo arrecadação de tributos pela Secretaria de Fazenda, passando pela modernização dos serviços de trânsito até a implantação do sistema de gestão escolar, um dos mais modernos do País.  

Mais recentemente, a Prodam tem focado no desenvolvimento de soluções que facilitem o dia a dia dos cidadãos, caso das matrículas online e dos serviços de atendimento eletrônico do Detran e do processamento dos contracheques eletrônicos dos servidores públicos estaduais e municipais. A Prodam também tem expandido sua área de atuação e hoje conta com uma cartela de clientes privados, como a TV Lar e a Salux Tecnologia.  

A chefe da supervisão de desenvolvimento de pessoas da Prodam, Socorro Nery, funcionária há 44 anos, resumiu o sentimento de trabalhar na empresa. “Fazer parte do time Prodam é sensacional. Eu sou uma pessoa completamente realizada. Quem trabalha aqui sabe que todo dia surge algo novo, nada envelhece.” 

Compartilhar
Artigo anterior
Descubra os impactos da primeira multa aplicada pela ANPD
Próximo artigo
Parintins 2023: Cobertura do Festival Folclórico conta com apoio tecnológico da Prodam

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo