Ir para o conteúdo

Prodam inicia novo ciclo com o lançamento de seu Planejamento Estratégico 2025–2029 

O novo plano foi construído de forma colaborativa, com a participação de diferentes áreas da empresa e alinhado às políticas públicas do Estado 

A Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do Governo do Estado do Amazonas, acaba de lançar seu Planejamento Estratégico 2025–2029, documento que define as diretrizes, metas e prioridades que irão orientar a atuação da instituição nos próximos quatro anos.  

O objetivo principal do novo ciclo estratégico é fortalecer o papel da Prodam como empresa pública de tecnologia da informação essencial para a transformação digital da gestão pública no Amazonas. Entre os eixos centrais estão a modernização de sistemas, a ampliação dos serviços digitais para órgãos públicos e empresas privadas, a consolidação da cultura de dados e inteligência artificial. 

“Estamos construindo uma Prodam ainda mais moderna, ágil e preparada para os desafios do presente e do futuro. Esse planejamento representa um compromisso com a excelência na entrega dos nossos serviços e com a geração de valor para o cidadão amazonense”, destacou o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes. 

Mapa estratégico 

O Planejamento Estratégico resultou na definição de seis objetivos estratégicos, que vão desde ser a opção mais ágil e segura para os clientes, até aumentar a satisfação e a qualificação dos colaboradores. 

Cada um desses objetivos é desmembrado em estratégias como a adoção de novas tecnologias e manter o datacenter do governo do Estado atualizado. Para alcançar esses objetivos, a empresa já iniciou uma série de iniciativas com foco em novas tecnologias, como a adoção de ambientes hiperconvergentes, uso de tecnologia de reconhecimento facial, computação em nuvem como serviço e inteligência artificial. Além disso, a Prodam conta com times especializados em ciência de dados, segurança e privacidade da informação, considerados pilares essenciais desse novo ciclo. 

Apresentações internas 

A primeira apresentação do Planejamento Estratégico 2025–2029 foi realizada pelo superintendente de negócios da Prodam, Renato Borges, em 10 de julho de 2025, durante o evento de celebração pelos 55 anos da Empresa. Desde então, os gestores têm promovido encontros com seus colaboradores para apresentar os detalhes do plano e desdobramento das ações das áreas, promovendo o engajamento de todos na construção de uma Prodam cada vez mais estratégica e orientada a resultados. 

Além de definir metas claras e indicadores de desempenho, o Planejamento Estratégico contempla ações voltadas para o desenvolvimento das pessoas, a melhoria contínua dos processos internos e a ampliação de parcerias com outros órgãos públicos e instituições. 

A implementação do novo plano já está em curso, sendo conduzida pelas áreas responsáveis, com o apoio da Gerência de Projetos. Os resultados são monitorados pela Gerência de Segurança da Informação e Qualidade e pela Superintendência de Negócios, que acompanham os avanços e articulam, junto aos gestores, os ajustes necessários ao longo do processo. 

Compartilhar
Próximo artigo
Qualificação: Cetam preenche mais de 26 mil vagas no primeiro dia de inscrições para cursos gratuitos a distância

Artigos relacionados