PRODAM inova com Bicicletário

Com a mesma velocidade que vem ganhando as ruas de Manaus, a partir da formação de grupos de ciclistas, a “magrela” também está conquistando espaço no mundo corporativo. Colaboradores da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM) estão aderindo ao uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho.  A mudança de hábito ocorreu após a reforma dos vestiários e implantação de um bicicletário nas dependências da empresa.

Apesar de recente, a medida tem refletido no ambiente de trabalho, tornando-o mais motivado e produtivo, além de incentivar hábitos de vida saudável, combater o sedentarismo e a promoção da socialização entre os colaboradores.

O diretor presidente da PRODAM, Márcio Silva de Lira, destaca que a utilização da bicicleta traz diversas vantagens, tanto para os colaboradores quanto para a empresa, que viu na medida uma forma de estimular e contagiar o ambiente de trabalho.

“Além da economia com gasolina, redução de veículos na rua, a bicicleta também é uma alternativa sustentável de mobilidade urbana”, comentou o gestor, que revela que a iniciativa nasceu após uma pesquisa interna na empresa, onde 41% dos colaboradores tinham interesse em utilizar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho.

A novidade incentivou o supervisor de suprimentos, Raimundo Araújo Barbosa,  a pedalar até 60 quilômetros por dia para chegar ao trabalho. Morador do bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade, ele passou a utilizar a bike de segunda a quinta-feira como meio de transporte até a sede da PRODAM, localizada no lado oposto da cidade.

“Minha disposição melhorou consideravelmente”, revela o colaborador, que, inclusive, criou um grupo de corrida na PRODAM para incentivar os outros funcionários e passar orientações sobre segurança, como usar sempre capacete, andar sempre com uma bomba de gás e câmara reserva, e sobre a importância de respeitar as regras do Código Brasileiro de Trânsito.

Outro que aprovou a iniciativa foi o programador Renan Reis, que, além de economizar mais de R$300 ao mês com a gasolina, conseguiu sair do sedentarismo de anos, promessa antiga, mas que após a inauguração do bicicletário se viu motivado a investir numa bicicleta como meio de transporte.

“Moro no bairro São José, Zona Leste da cidade, e o trajeto de ida e volta dá quase 30 quilômetros. Acho que já tem surtido efeito, algumas pessoas já dizem que estou mais magro”, comemora o colaborador.

Quem também comemora a economia com o combustível é o analista de sistemas André Tavares, que, desde que aderiu ao pedal, costuma dizer que a bike é a academia que lhe paga para trabalhar.

“Chegar à empresa e ter um espaço seguro para guardar as bicicletas e ver várias pessoas aderindo a esse meio de transporte de certa forma me motiva a manter esse hábito saudável”, comenta o ciclista, que mora no bairro Petrópolis e chega a pedalar quase 10 quilômetros duas vezes na semana.

Também adepto à “magrela” para chegar ao trabalho, o analista de TI, Stones Machado ressalta as melhorias ocorridas com mudança de hábito.

“Chegar ao trabalho usando a bicicleta foi uma forma barata e divertida de fazer esse deslocamento. Converter um tempo que era desperdiçado em congestionamentos para fazer um exercício logo pela manhã foi um ganho importante para o trânsito, para a cidade e principalmente para uma melhor qualidade de vida”.

 

Compartilhar
Artigo anterior
Redução de custos com o uso da tecnologia é tema de workshop na PRODAM
Próximo artigo
PRODAM desenvolve portal com informações sobre as Olimpíadas em Manaus

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo