O diretor-presidente da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), Lincoln Nunes, que também ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho de Associadas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Comunicação (ABEP-TIC), participou no último dia 26 de junho do IA Gov Fórum ABEP-TIC, realizado em São Paulo. Considerado um dos eventos mais relevantes do país sobre inteligência artificial no setor público, o encontro reuniu especialistas, gestores públicos, autoridades governamentais e representantes da iniciativa privada em torno de debates estratégicos sobre o uso responsável e seguro da IA na administração pública.
Durante o evento, temas como governança, maturidade institucional, educação, infraestrutura tecnológica, fomento à inovação, cibersegurança e desenvolvimento regional foram amplamente discutidos em seis painéis temáticos, duas palestras especiais e uma trilha de educação. Um dos destaques da programação foi a apresentação do Índice de Maturidade em Inteligência Artificial (I-MIA), desenvolvido pela ABEP-TIC em parceria com o Banco Mundial — uma ferramenta essencial para apoiar os entes públicos na avaliação e evolução do uso da IA com responsabilidade e ética.
Representando o Amazonas, Lincoln Nunes reforçou o compromisso da Prodam com a transformação digital e o uso estratégico da inteligência artificial como pilar da inovação pública. “A participação no IA Gov Fórum é uma oportunidade para ampliar o diálogo e alinhar práticas com o que há de mais moderno no país, contribuindo para que o Amazonas continue avançando em soluções tecnológicas que beneficiem diretamente a população”, afirmou.
O IA Gov Fórum ABEP-TIC está disponível na íntegra: https://www.youtube.com/live/SPSciRGjnOU?si=vDK_wlIAS4tnuyTC
Regulamentação da IA em pauta no Congresso Nacional
Além da realização do IA Gov Fórum, a ABEP-TIC também acompanha de perto as discussões sobre o projeto de regulamentação do uso da inteligência artificial no Congresso Nacional. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta está sob análise de uma comissão especial, que já iniciou uma série de audiências públicas e seminários regionais e internacionais com o objetivo de ampliar o debate sobre os impactos, limites e oportunidades do uso da IA no país.
Prodam apresenta iniciativas em IA a clientes do setor público
A Prodam também avança na área de inteligência artificial. No último dia 18 de junho, a Empresa reuniu representantes de órgãos estratégicos, como a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) para compartilhar as experiências e os resultados obtidos a partir da implantação de soluções baseadas em IA, todas previamente testadas em ambiente de laboratório. O objetivo do encontro foi mostrar até onde a empresa já avançou nesse campo e abrir espaço para o engajamento conjunto com os órgãos públicos interessados em integrar essas soluções às suas rotinas de trabalho.
“A Prodam tem feito um esforço contínuo para aplicar a inteligência artificial de forma ética, segura e alinhada às necessidades do poder público. Nosso convite aos clientes é para que caminhem conosco, somando esforços e construindo soluções inovadoras, com foco na eficiência e no atendimento ao cidadão”, destacou Lincoln Nunes.
Com informações da assessoria da ABEP-TIC.

