Sempre buscando a melhoria contínua de seus processos internos, a PRODAM concluiu, nesse mês de dezembro, o curso Excelência nas Contratações. Por meio do curso, a empresa capacitou mais de 80 gestores sobre as normas gerais e os procedimentos relativos às aquisições e contratações feitas pela PRODAM.
O curso foi conduzido e idealizado pela líder de normatização e processo de licitação empresa, Amélia Fernandes, que também é presidente da Comissão de Licitação. “O curso abordou desde a importância do planejamento das contrações, passando pelo termo de referência (documento essencial para licitações), o passo a passo de uma licitação, a adesão e concessão de Ata de Registro de Preço, até chegar às auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), para atestar a conformidade da contratação”, relatou.
Além da teoria, Amélia também compartilhou sua experiência na área de licitação. “Apresentei casos reais de processos bem sucedidos e de processos que fracassaram pelos mais diversos motivos, como falhas na elaboração do termo de referência”, frisou.
Durante o treinamento o gerente de controladoria Haddock Petillo também palestrou sobre o processo de auditoria do Tribunal de Contas do Estado na PRODAM. Já o assessor jurídico Erlon Benjo fez apresentações sobre os casos em que a licitação é dispensada.
Segundo a supervisora de Mainframe, Priscila Britto, o conhecimento adquirido no curso lhe trouxe a oportunidade de entender a importância de como uma contratação deve ser encarada. “Não tinha nenhuma noção sobre o assunto e, através do curso, pude perceber que o planejamento é essencial para se obter êxito num processo”, afirma.
O chefe de Almoxarifado e Patrimônio, Leomax Azevedo, observa que a capacitação foi essencial para o aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pelo setor, na hora de solicitar produtos e serviços essenciais na Prodam. “Outro benefício gerado pelo curso foi a maior integração entre os colaboradores”, acrescentou.
Por conta do sucesso do curso de Excelência de Contratações, a PRODAM planeja, a partir do próximo mês, estender a qualificação aos demais colaboradores, principalmente aos que atuam em setores operacionais, para que a empresa ganhe em celeridade, redução de retrabalho e maior controle do planejamento das aquisições. “Estamos avaliando a possibilidade de criarmos um manual também, além de outras sugestões dadas pelos participantes durante a capacitação”, adianta Amélia Fernandes.