PRODAM promove capacitação em Excelência nas Contratações

IMG_6389
Encerramento do curso “Excelência nas Contratações” – Turma 3, no auditório da PRODAM

Sempre buscando a melhoria contínua de seus processos internos, a PRODAM concluiu, nesse mês de dezembro, o curso Excelência nas Contratações. Por meio do curso, a empresa capacitou mais de 80 gestores sobre as normas gerais e os procedimentos relativos às aquisições e contratações feitas pela PRODAM.

O curso foi conduzido e idealizado pela líder de normatização e processo de licitação empresa, Amélia Fernandes, que também é presidente da Comissão de Licitação. “O curso abordou desde a importância do planejamento das contrações, passando pelo termo de referência (documento essencial para licitações), o passo a passo de uma licitação, a adesão e concessão de Ata de Registro de Preço, até chegar às auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), para atestar a conformidade da contratação”, relatou.

Além da teoria, Amélia também compartilhou sua experiência na área de licitação. “Apresentei casos reais de processos bem sucedidos e de processos que fracassaram pelos mais diversos motivos, como falhas na elaboração do termo de referência”, frisou.

Durante o treinamento o gerente de controladoria Haddock Petillo também palestrou sobre o processo de auditoria do Tribunal de Contas do Estado na PRODAM. Já o assessor jurídico Erlon Benjo fez apresentações sobre os casos em que a licitação é dispensada.

Segundo a supervisora de Mainframe, Priscila Britto, o conhecimento adquirido no curso lhe trouxe a oportunidade de entender a importância de como uma contratação deve ser encarada. “Não tinha nenhuma noção sobre o assunto e, através do curso, pude perceber que o planejamento é essencial para se obter êxito num processo”, afirma.

O chefe de Almoxarifado e Patrimônio, Leomax Azevedo, observa que a capacitação foi essencial para o aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pelo setor, na hora de solicitar produtos e serviços essenciais na Prodam. “Outro benefício gerado pelo curso foi a maior integração entre os colaboradores”, acrescentou.

Por conta do sucesso do curso de Excelência de Contratações, a PRODAM planeja, a partir do próximo mês, estender a qualificação aos demais colaboradores, principalmente aos que atuam em setores operacionais, para que a empresa ganhe em celeridade, redução de retrabalho e maior controle do planejamento das aquisições. “Estamos avaliando a possibilidade de criarmos um manual também, além de outras sugestões dadas pelos participantes durante a capacitação”, adianta Amélia Fernandes.

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM segue com capacitação em Gerenciamento de Processos
Próximo artigo
PRODAM recebe alunos do IFAM em visita técnica

Artigos relacionados

Indisponibilidade Temporária de Ligações Externas

Pular para o conteúdo