O diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva, integrará a comitiva da nova edição do “Amazonas Presente”, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. Durante a viagem, João Guilherme terá reunião com autoridades e realizará estudos de viabilidade para a implantação de uma infraestrutura de conectividade na região do Alto Solimões.
As localidades a serem visitadas estão na área de influência do programa Amazônia Conectada, e a ideia é que o Governo do Estado realize a instalação de pontos de presença, locais onde ficam armazenados equipamentos de telecom, que tornarão possível a distribuição do sinal de internet do Programa para os municípios. Os estudos a serem realizados nos municípios integram o projeto Rede Estadual de Telecomunicações, que visa abrir caminhos para que municípios do interior tenham acesso à internet com melhor qualidade.
Entre as ações previstas para a implantação da Rede Estadual de Telecomunicações, estão a utilização das fibras óticas do gasoduto Coari-Manaus, a parceria com o Exército Brasileiro no programa Amazônia Conectada e o uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado pelo Governo Federal em 2018.
Programa – O “Amazonas Presente” foi lançado no final de maio pelo governador Wilson Lima, com a proposta de levar para mais próximo da população do interior os serviços oferecidos pelas secretarias estaduais. A primeira edição da iniciativa atendeu aos municípios de Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas.
Nesta edição, a iniciativa atenderá moradores de Tabatinga – que servirá de polo das atividades e onde será instalado gabinete temporário do Governo do Estado –, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, todos na Calha do Alto Solimões.
A proposta da ação itinerante é chegar aos 61 municípios do interior, levando serviços nas oferecidos serviços nas áreas de saúde, cidadania, fomento, segurança no trânsito, atendimento ao consumidor e assistência social.